SDS diz que Áureo Cisneiros teve julgamento justo e foi demitido por erros como policial e não sindicalista

Imagem do autor
Cadastrado por

jamildo

Publicado em 05/01/2021 às 13:48
X

Conforme revelou o blog nesta manha, o ex-presidente do Sinpol Aureo Cisneiros foi demitido do Estado.

Governo do Estado demite Áureo Cisneiros, ex-presidente do Sinpol

Em nota oficial, a  Corregedoria Geral da SDS informou que o comissário Áureo Cisneiros Luna Filho respondeu a 21 Processos Administrativos Disciplinares (PADs) e, "no último deles, incorreu na contumácia da prática de transgressões disciplinares".

"A pena prevista é de demissão, conforme o artigo 49 do Estatuto dos Policiais Civis do Estado de Pernambuco. O servidor em questão já havia sido penalizado com suspensão em outros 7 processos administrativos, em 4 deles com a dosimetria máxima de 30 dias. Parecer da Procuradoria Geral do Estado reforça que o PAD que fundamentou a demissão foi instaurado e conduzido de acordo com as prescrições legais e constitucionais, tendo sido garantido o direito à ampla defesa e ao contraditório".

"Ressalte-se que, desde 2015, 310 profissionais da segurança pública de Pernambuco foram demitidos ou excluídos do serviço público, após o cumprimento de todos os requisitos legais e etapas dos procedimentos administrativos a que foram submetidos".

"A Corregedoria da SDS respeita o livre exercício de manifestação e reafirma que o amplo direito de defesa é garantido em todos os processos disciplinares. É importante esclarecer que esses processos, conduzidos de forma técnica, investigam a atuação de servidores enquanto policiais, sem qualquer relação com atividade sindical".

"Os policiais, sejam militares ou civis, são submetidos a comissões disciplinares compostas por seus próprios pares, os quais têm total autonomia e independência para conduzir os Processos Administrativos Disciplinares. Não há, no trabalho da Corregedoria, qualquer juízo de valor, apenas o cumprimento da legislação e regimentos das corporações".

Entenda a polêmica nesta terça-feira

Depois de passar vários anos respondendo processos administrativos, o comissário de polícia Aureo Cisneiros, ex-presidente do Sinpol e candidato a cargos eletivos pelo PSOL, foi desligado dos quadros do Estado. O processo mais antigo citado pela Corregedoria Geral da SDS datam de outubro de 2017.

O comunicado oficial foi publicado no Diário Oficial do Estado neste terça-feira.

No meio sindical, a demissão do sindicalista já era dada como certa há muito tempo, com direito a exposição de faixas em atos públicos.

Veja a ‘nota de repúdio’ da atual direção do Sinpol

O SINPOL-PE vem a público repudiar veementemente a atitude covarde do Governo do Estado pela demissão do companheiro Áureo Cisneiros da Instituição da Polícia Civil de Pernambuco, publicada no Diário Oficial do Estado de hoje, dia 05.

Queremos destacar que essa atitude só demonstra a perseguição política que o companheiro Aúreo Cisneiros vem sofrendo há anos, pela sua atuação contundente enquanto sindicalista, sempre na defesa dos direitos da nossa categoria, quando em sua gestão conseguiu a maior conquista salarial da história da Polícia Civil em Pernambuco.

“Desde dezembro de 2018, o governador estava com essa demissão em mãos. De maneira muito sórdida, antidemocrática e anti-sindical, comete um absurdo desses, sabendo que todos os processos de Áureo se devem por sua atuação em defesa dos policiais civis ”, ressaltou o presidente do SINPOL-PE, Rafael Cavalcanti.

O SINPOL-PE considera esse tipo de postura um atentado contra toda a classe trabalhadora, o movimento sindical e a Polícia Civil de Pernambuco.

O SINPOL-PE ressalta que não se intimidará e tomará todas as medidas cabíveis na defesa dos direitos do companheiro Áureo Cisneiros, oferecendo-lhe todo o suporte necessário.

Sindicatos ligados aos partidos de esquerda estão prestando solidariedade nas redes sociais, depois da confirmação da demissão.

Tags

Autor