Azul sai do Recife e vai buscar 2 milhões de doses na Indía, a pedido de Pazuello

Imagem do autor
Cadastrado por

jamildo

Publicado em 13/01/2021 às 14:50
X

Mais um sinal de que a vacinação deve ocorrer até o final do mês e que, neste domingo, a novela da aprovação das vacinas deve chegar a bom termo na Anvisa.

O avião que buscará 2 milhões de doses da vacina de Oxford na Índia vai decolar do Recife nesta quinta-feira às 23h. A operação será feita pela Azul Linhas Aéreas.

Afinal, para que mandar trazer se não aprovaria ou usaria?

“Vamos vacinar em janeiro. A vacina será distribuída simultaneamente em todos os estados na sua proporção de população e grátis”, disse Eduardo Pazuello, na nota oficial.

Governo do Estado diz a prefeituras que primeiras vacinas chegarão a Pernambuco no dia 20 de janeiro

Veja a nota oficial do Ministério da Saúde

Ministério da Saúde vai à Índia para buscar 2 milhões de doses da vacina contra a Covid-19

Avião da Azul saíra do Brasil nesta quinta-feira (14) para buscar imunizante da AstraZeneca/Oxford produzido pelo laboratório indiano Serum

Um avião da empresa aérea Azul saíra do Brasil, na noite desta quinta-feira (14), com destino à Mumbai, na Índia, para buscar 2 milhões de doses da vacina contra a Covid-19 da AstraZeneca/Oxford, adquiridas pelo Ministério da Saúde para garantir o início da imunização dos brasileiros. O Airbus A330neo - maior aeronave da frota da companhia - decolará do Aeroporto de Recife (PE), às 23h. A previsão de retorno é no próximo sábado, dia 16 de janeiro.

“É o tempo de viajar, apanhar e trazer. Já estamos com todos os documentos de exportações prontos”, disse o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, durante pronunciamento em Manaus nesta quarta-feira (13).

O avião irá direto para a cidade indiana de Mumbai – serão 15 horas de voo sem escalas, em um trajeto de mais de 12 mil quilômetros. As doses foram produzidas pelo laboratório indiano Serum – a carga é estimada em 15 toneladas. De acordo com a Azul, a aeronave que irá realizar a operação será equipada com envirotainers específicos para garantir o controle de temperatura da carga de acordo com as recomendações do fabricante.

A volta ao Brasil, prevista para sábado (16), será pelo Aeroporto Internacional do Galeão, no Rio de Janeiro, onde as doses serão armazenadas.

A vacina da AstraZeneca será distribuída aos estados em até cinco dias após o aval da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para, assim, dar início à imunização em todo o País, de forma simultânea e gratuita.

“Vamos vacinar em janeiro. A vacina será distribuída simultaneamente em todos os estados na sua proporção de população e grátis”, ressaltou Pazuello.

O Ministério da Saúde tem o apoio da Associação Brasileira de Empresas Aéreas, por meio das companhias aéreas Azul, GOL, Latam e Voepass, para a logística de transporte gratuito da vacina para Covid-19. A segurança de todo o transporte em terra até os estados terá o apoio do Ministério da Defesa

MAIS VACINAS

Além dos 2 milhões de doses da AstraZeneca, o Brasil também conta com mais 6 milhões de doses da vacina do Instituto Butantan, produzidas pelo laboratório Sinovac.

No total, o Brasil já tem garantidas 354 milhões de doses contratadas após acordos realizados com laboratórios, além de seringas suficientes para a administração das vacinas a todos os brasileiros.

Tags

Autor