Gonzaga Patriota diz que saída da Ford do Brasil é alerta para Bolsonaro: 'algo está errado'

Imagem do autor
Cadastrado por

José Matheus Santos

Publicado em 13/01/2021 às 12:12
X

O deputado federal Gonzaga Patriota (PSB-PE) disse, nesta quarta-feira (13), que lamenta a decisão da Ford de encerrar a produção de veículos no Brasil, após um século no país.

A fabricante já havia fechado as portas em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista agora vai fechar as demais fábricas em Camaçari (BA), onde produz os modelos EcoSport e Ka; em Taubaté (SP), que produz motores e, em Horizonte (CE), onde são montados os jipes da marca Troller.

“Num momento em que lutamos para diminuir o índice de desemprego no país, receber essa notícia que a Ford vai fechar as suas fábricas e encerrar sua produção de carros no país, nos deixa ainda mais preocupados, pois essa decisão afetará milhares de famílias e o impacto econômico será grande para o Brasil”, disse Gonzaga.

Ainda, segundo o parlamentar, o fechamento da Ford demonstra "a falta de incentivo e de interesse do Governo Federal".

“Perder esse grande investimento é um alerta, pois demonstra que algo está errado e precisa ser analisado. Precisamos investir mais na segurança jurídica e em um sistema tributário racional, implantar medidas para melhorar o ambiente de negócios para que as empresas tenham segurança e invistam seu capital no nosso país”, avaliou o deputado do PSB.

Versão do governo

O Ministério da Economia lamentou, em nota oficial, a decisão da Ford de encerrar a produção no Brasil, mas buscou descaracterizar qualquer influência de políticas do atual governo na ação da montadora. 

No comunicado do ministério, a decisão é retratada como “global e estratégica” da empresa. Além disso, a Economia afirmou que a medida “destoa da forte recuperação observada na maioria dos setores da indústria no país, muitos já registrando resultados superiores ao período pré-crise”.

Na nota, a Economia diz que “trabalha intensamente na redução do custo Brasil com iniciativas que já promoveram avanços importantes”. “Isto reforça a necessidade de rápida implementação das medidas de melhoria do ambiente de negócios e de avançar nas reformas.”

 

Tags

Autor