Profissional de saúde será primeira pessoa vacinada contra a covid-19 em Pernambuco

Imagem do autor
Cadastrado por

José Matheus Santos

Publicado em 18/01/2021 às 12:10
X

A primeira pessoa vacinada contra a covid-19 em Pernambuco será um profissional de saúde do Hospital Oswaldo Cruz, no Recife, ainda nesta segunda-feira (18).

O início da vacinação no estado contará com a presença do governador Paulo Câmara (PSB). A informação foi confirmada pelo prefeito do Recife, João Campos (PSB), nesta segunda, durante lançamento do plano de imunização do Recife.

LEIA TAMBÉM:

> Pernambuco recebe 270 mil doses da CoronaVac nesta segunda-feira

> Vacinação contra covid-19 é antecipada e começa a partir das 17h desta segunda-feira nos estados

> Governo de Pernambuco quer contratar mais 150 respiradores para reforçar cuidados com covid-19

> Paulo Câmara prepara novo hospital de campanha para covid-19 com 8500 metros quadrados no Recife

> ‘Grande Recife precisa entrar em lockdown imediatamente’, diz coordenador do Comitê Científico do Consórcio Nordeste, Miguel Nicolelis

A primeira vacinada contra a covid-19 no Brasil foi a enfermeira Mônica Calazans, de 54 anos, neste domingo (17), em São Paulo, ao lado do governador do estado, João Doria (PSDB).

Pernambuco recebe nesta segunda-feira (18) cerca de 270 mil doses da CoronaVac.

Doses para Pernambuco

Pernambuco recebe, nesta segunda-feira, cerca de 270 mil doses da CoronaVac neste primeiro lote, considerando as 6 milhões de doses liberadas pelo Butantan.

A vacinação está autorizada para iniciar às 17h desta segunda-feira (18).

Cerca de 130 mil pessoas serão imunizadas neste primeiro momento no estado, de acordo com o governo federal.

Veja abaixo a distribuição de doses por cada estado, segundo o Ministério da Saúde:

doses por estado vacina

LEIA TAMBÉM:

> Pernambuco passa de 10 mil mortes pelo coronavírus

> João Campos autoriza contratação de 745 profissionais de saúde para vacinação contra covid-19 no Recife

> Veja situação de prefeituras que já anunciaram esquema de vacinação em Pernambuco

> Anvisa aprova uso emergencial das vacinas da CoronaVac e Oxford no Brasil, por unanimidade

> João Campos disse à equipe que não quer ‘espetáculo’ com esquema de vacinação

Após pressão dos governadores, o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, disse, nesta segunda-feira (18), que a vacinação contra a covid-19 será iniciada a partir das 17h em todos os estados do Brasil.

A fala do ministro foi feita durante cerimônia em Guarulhos (SP) em que houve a distribuição das doses da CoronaVac, produzida no Brasil pelo Instituto Butantan, para os estados.

"A todos as famílias das vítimas recebam a nossa solidariedade, é muito difícil perder alguém que amamos. Está dado o primeiro passo para a maior campanha de vacinação do mundo", afirmou o ministro.

As caixas saíram do centro de distribuição de logística do Ministério da Saúde em Guarulhos, na Grande São Paulo.

Diversos governadores estiveram presentes, como os nordestinos Wellington Dias (PT), do Piauí, Camilo Santana (PT), do Ceará, Fátima Bezerra (PT), do Rio Grande do Norte, e Renan Filho (MDB), de Alagoas.

O governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), não foi à cerimônia. Segundo o governo do Estado, ele acompanhou o evento do Recife por videoconferência.

Liberação

A Anvisa autorizou neste domingo (17), por unanimidade, o uso emergencial das vacinas CoronaVac e da Universidade de Oxford contra a covid-19. A reunião que discutiu o tema durou cerca de 5 horas.

Durante a reunião que discutiu o tema, diretores da entidade disseram que a vacina é necessária porque não há tratamento precoce contra a doença. E fizeram críticas à atuação do governo brasileiro.

Depois da autorização, um fato histórico. A enfermeira Mônica Calazans, de 54 anos, foi primeira pessoa a ser vacinada contra a covid-19 no Brasil, em São Paulo (SP). Ela estava acompanhada pelo governador de São Paulo, João Doria (PSDB).

MATÉRIA EM ATUALIZAÇÃO

Tags

Autor