Baleia Rossi critica apoio de Eduardo Cunha a Arthur Lira e diz que impeachment não deve ser bandeira de candidato

Imagem do autor
Cadastrado por

jamildo

Publicado em 26/01/2021 às 15:00
X

O candidato a presidente da Câmara, Baleia Rossi, fez uma visita ao governador Paulo Câmara, nesta terça, a uma semana do pleito.

Na breve entrevista, antes de se encontrar com o governador Paulo Câmara, o candidato a presidente da Câmara dos Deputados Baleia Rossi (MDB/SP) criticou apoio do ex-deputado carioca Eduardo Cunha a Arthur Lira (PP/AL) e disse que a bandeira do impeachment não deve ser uma bandeira de um candidato a presidente da Câmara dos Deputados.

Rossi reagiu, nesta terça-feira (26/1), às acusações do ex-presidente da Casa Eduardo Cunha (MDB-RJ), de que o ex-presidente Michel Temer (MDB), o atual presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ) e o próprio Rossi teriam sido os principais artífices do impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT).

“O ex-deputado Eduardo Cunha deveria estar mais comprometido na sua defesa, não deveria estar fazendo qualquer análise política e muito menos campanha para o meu adversário”, declarou Rossi, na chegada ao Palácio do Campo das Princesas, sede do governo de Pernambuco.

Cunha está finalizando livro intitulado Tchau, Querida, em que relata os bastidores do processo de impedimento da petista. O deputado era o presidente da Câmara dos Deputados à época.

Após afastar Dilma, Cunha foi cassado e, atualmente, cumpre prisão domiciliar após ser condenado em 2017 a 15 anos e quatro meses pelos crimes de corrupção passiva, lavagem de dinheiro e evasão de divisas.



Ele chegou acompanhado do líder do PSB na Câmara, Alessandro Molon, Jandira Fegahli, deputada do PCdoB, e Enrico Misasi, do PV.

Baleia é apoiado por Rodrigo Maia, atual presidente da Câmara. A eleição para a sucessão no comando da Câmara será na próxima segunda-feira (1º). A votação será presencial e secreta entre os 513 deputados federais.

O principal adversário de Baleia Rossi na disputa é o deputado Arthur Lira (PP-AL), que tem o apoio do presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

Nesta terça, Baleia Rossi chegou ao Recife por volta das 13h e seguiu para o Palácio do Campo das Princesas, na área central do Recife. No local, ele está sendo encontro com o governador Paulo Câmara (PSB) e com deputados do estado.

Baleia está em Pernambuco após se reunir pela manhã com deputados federais do Rio de Janeiro e com o prefeito da capital fluminense, Eduardo Paes (DEM). De Pernambuco, após a reunião, o emedebista segue para Brasília, onde ficará até a votação para presidente da Câmara na próxima semana.

A expectativa de aliados de Baleia Rossi é de obter votos de 13 a 14 deputados federais da bancada de Pernambuco.

Declaram voto em Baleia Rossi, em levantamento do “Estadão”, os deputados federais Raul Henry (MDB), Túlio Gadêlha (PDT), Wolney Queiroz (PDT), Gonzaga Patriota (PSB), Milton Coelho (PSB), Luciano Bivar (PSL), Carlos Veras (PT) e Marília Arraes (PT).

Aliados de Baleia querem conquistar ainda apoios de Renildo Calheiros (PCdoB), Daniel Coelho (Cidadania), Fernando Filho (DEM), Danilo Cabral (PSB), Tadeu Alencar (PSB) e Augusto Coutinho (Solidariedade).

Tags

Autor