Arthur Lira vence eleição na Câmara dos Deputados com 302 votos

Imagem do autor
Cadastrado por

jamildo

Publicado em 01/02/2021 às 23:03
X

Com larga vantagem, de 302 votos, o deputado federal Arthur Lira, do PP de Alagoas, venceu eleição na Câmara dos Deputados. Baleia Rossi, do MDB de São Paulo, teve 145 votos.

Em seguida, ele tomará posse e conduzirá a apuração dos votos para os demais membros da Mesa Diretora.

Em seu discurso antes da votação, Lira defendeu a previsibilidade na análise das propostas. Segundo ele, haverá reunião de líderes das bancadas às quintas-feiras a fim de elaborar a pauta, com a definição dos relatores, respeitada a proporcionalidade partidária.

No discurso, ele disse que a política tem uma dívida com o povo e que ele terá uma pauta de emergência, para enfrentar a pandemia. Depois, pediu um minuto de silêncio pelas vidas ceifadas pelo coronavírus.

Na fala, defendeu ainda que o presidente seja de neutralidade e que não há um trono no Congresso, trabalhando para a esquerda e a direita. "O trabalho deve ser coletivo", disse.

Mesmo defendendo o equilíbrio das contas públicas, prometeu que vai ajudar as pessoas que mais precisam auxílio emergencial.

O deputado alagoano disse que vai trabalhar pelas reformas do Brasil e que elas são fundamentais. "Vou buscar o diálogo e as soluções"

Na fala, ele elogiou Baleia Rossi e pediu ajuda nos trabalhos legislativos.

Dirigindo-se a Rodrigo Maia, ele disse que a história o julgará, mas que preferia destacar os pontos em comum que haveria entre os dois.

No final do discurso, ele anunciou que decidiu cancelar a eleição para os blocos formados para a eleição de hoje e vai refazer nesta terça-feira a definição do demais cargos da mesa.

Entenda

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, fez a leitura das candidaturas deferidas pela Mesa para os demais cargos da Mesa.

Ele indeferiu as candidaturas do deputado Leo Mota (PSL-MG) à 1ª secretaria, vaga para a qual foi indicada a deputada Marília Arraes (PT-PE); e do deputado Júlio Delgado (PSB-MG), que pretendia concorrer à 4ª secretaria.

O deputado Luis Miranda (DEM-DF) retirou sua candidatura para uma das vagas às quatro suplências, que deveria ficar com o PDT, o PSC, o Republicanos e o DEM.

Para a 3ª secretaria, o deputado Vitor Hugo concorria como avulso, mas isso foi permitido porque ele faz parte do mesmo partido do indicado pelo bloco.

Quadro de candidatos

Pela decisão de Maia, estavam confirmados para os cargos da Mesa Diretora os seguintes candidatos:

1ª vice-presidência: Marcelo Ramos (PL-AM)

2ª vice-presidência: André de Paula (PSD-PE)

1ª secretaria: Marília Arraes (PT-PE)

2ª secretaria: Rose Modesto (PSDB-MS)

3ª secretaria: Luciano Bivar e Vitor Hugo (PSL-GO)

4ª secretaria: Joenia Wapichana (Rede-RR)

Tags

Autor