Até vereador da base de João Campos propõe criação de comissão de fiscalização da Compesa

Imagem do autor
Cadastrado por

jamildo

Publicado em 02/02/2021 às 16:20
X

Era para a Compesa de Paulo Câmara ajudar João Campos, mas o desabastecimento está melando tudo.

Um estudo da Apac mostrou que o primeiro trimestre terá chuvas abaixo da média e já temos três barragens com volume abaixo de 10%: Botafogo, Goitá e Várzea do Una. Foi por isso que a a Compesa anunciou a ampliação do racionamento na RMR, mas vá explicar isto ao eleitor sem água na torneira.

Pressionado pelas bases, com desabastecimento de água, o primeiro vice-presidente da Câmara Municipal do Recife, o vereador Hélio Guabiraba (PSB), abriu um debate na sessão plenária desta terça-feira (2) entre os pares ao cobrar o abastecimento de água nas comunidades do Recife.

O socialista deu entrada a um pedido para que seja criada a Comissão Interpartidária de Fiscalização da Compesa com o objetivo de que a Casa de José Mariano fique a par de todo o trabalho realizado pela Companhia de forma a sanar o problema da falta de água, que atinge diversos bairros do Recife. O parlamentar disse que pedirá, em caráter de urgência, uma audiência com a presidente da Companhia, Manuela Marinho.

Hélio Guabiraba, ao discursar sobre o tema, lamentou o fato de que o cidadão paga as contas, mas a água não chega.

“É um absurdo a gente ter que estar todos os dias cobrando para que as pessoas tenham direito ao que lhe é de direito, pessoas que pagam suas contas em dia”, disse.

Foto: Divulgação

O vereador, ainda criticando a Compesa, também falou que as famílias não conseguem mais viver com total descaso, em especial, em Casa Amarela.

“Ainda esta semana tentarei marcar a audiência com a presidente da Compesa para que levemos o apelo dos moradores de forma que, o mais breve possível, [a Compesa] possa dar uma resposta objetiva para fazer com que as pessoas saiam dessa dificuldade”, complementou no seu pronunciamento.

O vereador Luiz Eustaquio (PSB) parabenizou a iniciativa de Hélio Guabiraba e disse que a situação da água era muito grave.

“Nós precisamos de compromisso da Compesa para ver o que ela realmente pode trazer de melhorias. São muitos lugares. Esta faltando água na cidade toda”, disse.

A vereadora Dani Portela (Psol) também falou que é fundamental debater a situação.

“Isso é uma questão histórica, que tem se agravado nos últimos tempos. A gente chama a atenção para a urgência da necessidade de discutir a questão da água no município do Recife”, afirmou.

Outro que se sabe atuar em comunidades carentes de Casa Amarela, Almir Fernando (PCdoB), cobrou mais investimentos.

“É importante que a gente continue cobrando investimentos e a participação do povo para que as nossas comunidades possam ter água em suas torneiras”.

A vereadora Liana Cirne (PT) apoiou a realização da audiência pública e da Comissão proposta por Hélio Guabiraba.

“Precisamos qualificar o debate acerca do que está levando ao problema da falta de água. Falta de água é igual a falta de dignidade humana e nós temos o compromisso com o povo do Recife de garantir água e a dignidade em todas as casas desta cidade”, afirmou.

Na primeira sessão plenária do ano, foram aprovados 17 requerimentos de autoria do vereador Hélio Guabiraba. Entre eles, mais uma cobrança direta à Compesa para que resolva o problema da falta de água na Rua Regina, na comunidade da Macaxeira, na Zona Norte do Recife.

Ele chamou a atenção para o fato de que há mais de quatro meses os moradores da rua sofrem com a escassez de água.

“Esse é um problema recorrente. São diversas famílias que entram em contato comigo e não podemos deixar que a população continue passando por tamanho transtorno”.

Tags

Autor