Blog de Jamildo - Tudo sobre política e economia com informação exclusiva, análise e opinião
Jamildo

Política do Recife, Pernambuco e do Brasil. Informações exclusivas, bastidores e tudo que você precisa saber sobre o mundo político

Paulo Câmara retira R$ 2 milhões de 'reformas das unidades de saúde' para colocar no FEM dos prefeitos

jamildo
jamildo
Publicado em 09/02/2021 às 14:50
Reunião com prefeitos 3(1) FOTO:
Leitura:

O governador Paulo Câmara (PSB) assinou decreto colocando R$ 2 milhões para reforçar o orçamento em 2021 do Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento Municipal, conhecido como FEM.

Os recursos, segundo o texto oficial do decreto, saem do orçamento estadual de 2021 destinado a "construção, ampliação, reforma, equipagem de unidades de saúde".

O remanejamento de recursos foi assinado por Paulo Câmara em 5 de fevereiro. O decreto já foi publicado no Diário Oficial.

Geralmente, o FEM é usado pelos prefeitos para obras simples, sem repercussão econômica, como calçamento de ruas.

É um fundo criado pelo ex-governador Eduardo Campos, em 2013, para repassar dinheiro diretamente às prefeituras, sem nenhuma burocracia.

Desde sua criação, em 2013, o FEM está envolto em polêmicas.

Nas eleições do ano passado e também em 2014, a oposição criticou várias vezes o uso do FEM para supostamente “cooptar” prefeitos.

“Criaram o FEM 1 e o FEM 2. E agora estão querendo criar o VEM, que é uma forma de trazer a qualquer custo e de premiar os infiéis”, ironizou Armando Monteiro Neto, em abril de 2014, quando era candidato a governador contra Paulo Câmara.

Últimas notícias