Volta às aulas gera polêmica na Câmara Municipal do Recife

Imagem do autor
Cadastrado por

jamildo

Publicado em 09/02/2021 às 15:45
X

A volta às aulas presenciais na rede municipal de ensino gerou polêmica na Câmara Municipal do Recife, nesta terça-feira (9).

Por unanimidade, a vereadora Liana Cirne (PT) aprovou a realização de uma audiência pública, no próximo dia 25, com o objetivo de fazer uma avaliação da situação da infraestrutura física das escolas da rede municipal.

Na última segunda-feira, a parlamentar já havia aprovado, também por unanimidade, outro requerimento para incluir os profissionais da educação das redes pública e privada na fase 1 do plano municipal de vacinação, como recomenda a Unesco.

Uma terceira solicitação da vereadora petista, no entanto, foi retirada da pauta após pedido de vistas do vereador Alcides Cardoso (DEM) e do posicionamento contrário do também vereador Tadeu Calheiros (Podemos).

O requerimento em questão sugeria que a vacinação dos profissionais da rede municipal de ensino fosse definida como pré-requisito para o retorno às aulas presenciais.

“Da mesma forma que defendo a antecipação da vacinação de todos os profissionais da educação, defendo também que a vacina seja pré-requisito para o retorno presencial das aulas na rede municipal de ensino, uma vez que, como apontam diversos estudos, apesar de serem menos suscetíveis a desenvolverem sintomas da Covid-19, jovens e crianças são vetores de contaminação ao terem contato com pessoas mais idosas, como mães, pais, avós, avôs e os próprios profissionais da educação”, disse ela.

Como fase preparatória à audiência pública, a parlamentar propôs, aos integrantes da Comissão de Educação e aos vereadores Tadeu Calheiros e Alcides Cardoso, a realização de visitas técnicas técnicas às escolas municipais para verificar, in loco, a situação sanitária dessas unidades, assim como o acesso à água, principalmente nas escolas localizadas na periferia do Recife.

“A água é um dos principais insumos na prevenção à Covid-19 e precisamos saber, além da questão de estrutura, como estão essas escolas diante da grave crise hídrica que estamos enfrentando atualmente no Recife”, destacou.

Tags

Autor