João Campos diz que Prefeitura do Recife irá retomar tratativas para aquisição de vacinas contra covid-19

Imagem do autor
Cadastrado por

jamildo

Publicado em 24/02/2021 às 16:00
X

O prefeito do Recife João Campos anunciou nesta quarta-feira (24), em Brasília, que a capital pernambucana irá retomar as tratativas junto aos laboratórios para a aquisição de vacinas contra o novo coronavírus (Covid-19).

O anúncio foi feito um dia após o Supremo Tribunal Federal (STF) autorizar Estados e municípios a adquirirem doses do imunizante em caso de descumprimento do Plano Nacional de Imunização (PNI) pelo Governo Federal ou de insuficiência de doses para imunizar a população.

“A Prefeitura do Recife vai retomar as tratativas para aquisição de vacinas contra o coronavírus. Nós fizemos isso ainda na transição, no ano passado, e naquele momento os laboratórios informaram que tinham exclusividade com o Governo Federal e o Ministério da Saúde. Esta semana, com a decisão do Supremo Tribunal Federal, uma medida provisória que foi editada possibilita que os municípios façam essa negociação. A partir de hoje, eu autorizei a nossa equipe a poder buscar os laboratórios de todo o mundo que tenham capacidade de vender a vacina para o Recife”, informou João Campos.

Além dos esforços para busca dos imunizantes pela própria gestão, outra frente para viabilizar a aquisição será feita através do trabalho conjunto com outros municípios do País.

“A segunda frente que será criada será através da FNP, a Frente Nacional de Prefeitos. Nós estamos construindo um consórcio que poderá adquirir vacinas e distribuir para os municípios brasileiros”, afirmou o prefeito.

COMITÊ 

Um comitê foi criado em dezembro de 2020, ainda no período de transição para a gestão do prefeito João Campos, para tratar exclusivamente da vacinação contra o novo coronavírus no Recife.

O grupo de trabalho atua em duas frentes: uma de diálogo com o Ministério da Saúde, dentro do Programa Nacional de Imunização (PNI) e outra para o desenvolvimento de um plano de vacinação próprio, caso o diálogo com o governo federal não avance.

Em janeiro, o prefeito João Campos formalizou a intenção de compra de um milhão de doses da vacina contra a covid-19 diretamente ao Instituto Butantan.

Na ocasião, o prefeito também assinou ofício solicitando formalmente que o Ministério da Saúde dê prioridade aos professores no Plano Nacional de Vacinação, garantindo o retorno seguro das aulas.

Tags

Autor