Governo de Pernambuco contrata 490 leitos na rede privada e suspende cirurgias eletivas em três regiões do interior

Imagem do autor
Cadastrado por

José Matheus Santos

Publicado em 26/02/2021 às 10:00
X

O Governo de Pernambuco anunciou, nesta quinta-feira (24), que vai abrir chamamento público para contratação de leitos de UTI e enfermaria dedicados à covid-19 na rede privada.

O edital será publicado ainda esta semana no Diário Oficial do Estado e a contratação será por 90 dias, podendo ser prorrogada a depender da necessidade.

A expectativa da Secretaria de Saúde de Pernambuco é contratar, ao todo, 300 leitos de enfermaria, 150 leitos de UTI para adultos, além de 40 leitos de terapia intensiva pediátricos e neonatais.

Nesta quinta, o secretário de Saúde, André Longo, ainda disse que há perspectiva de abertura de novos leitos de UTI nos próximos dias no Hospital Eduardo Campos da Pessoa Idosa, em parceria com a Prefeitura do Recife, e no Hospital Memorial Guararapes, em Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife.

Atualmente, a rede pública estadual de saúde conta com 1.935 vagas, sendo 998 de terapia intensiva.

Cirurgias eletivas

As cirurgias eletivas nas unidade de saúde, públicas e privadas, nos 63 municípios das II, IV e IX Gerências Regionais de Saúde (Geres), com sedes em Limoeiro, Caruaru e Ouricuri, respectivamente, estão suspensas da próxima segunda-feira (1º) até 12 de março.

As três regiões iniciam, a partir desta sexta-feira, um período de restrição de todas as atividades econômicas e sociais, entre 20h e 5h, nos dias úteis de semana, e das 17h às 5h aos sábados e domingos.

“O objetivo deste novo decreto é reforçar a capacidade de enfrentamento à covid-19 com a perspectiva de liberação de mais leitos. Esta medida poderá ser adotada em outras regiões do Estado, caso as taxas de ocupação da rede pública e também da privada continuarem subindo”, disse André Longo.

Tags

Autor