Caruaru: Raquel Lyra manifesta interesse em aderir a consórcio de prefeitos para comprar vacinas contra covid-19

Imagem do autor
Cadastrado por

José Matheus Santos

Publicado em 03/03/2021 às 14:18
X

A prefeita de Caruaru, Raquel Lyra (PSDB), formalizou, nesta terça-feira (2), a intenção de compra de vacina contra a covid-19 para o município.

A assinatura da manifestação de interesse de adesão ao consórcio público também contempla a possibilidade de aquisição de medicamentos, equipamentos e outros insumos para controle e combate à pandemia.

“Seguiremos trabalhando para buscar soluções para preservar a saúde e a vida da nossa população. O nosso intuito em participar do consórcio público formado pela Frente Nacional dos Prefeitos para a aquisição de vacinas, principalmente, nos dá a esperança de poder vacinar mais pessoas no município”, afirmou Raquel.

Recife e Petrolina aderiram

O prefeito do Recife, João Campos, (PSB), e o de Petrolina, Miguel Coelho (MDB), firmaram, na segunda-feira (1º), uma parceria com municípios brasileiros para a criação de um consórcio junto à Frente Nacional de Prefeitos (FNP) para aquisição de vacinas contra o novo coronavírus.

O grupo reunirá cerca de 100 prefeituras, entre capitais e cidades de médio porte, entre elas Recife e Petrolina.

“Agora a ação mais efetiva que nós podemos fazer é uma vacinação com segurança e com velocidade para todos os recifenses. Por isso, aqui hoje eu anuncio que nós firmamos a parceria com a FNP, a Frente Nacional dos Prefeitos, para fazer parte do consórcio que poderá adquirir vacinas para as cidades brasileiras”, disse João Campos. 

Nesta segunda, a FNP realizou a primeira reunião sobre a criação do consórcio público para a compra de vacinas.

O prefeito do Recife, João Campos, participou do evento e assinou a manifestação de interesse para integrar o grupo. Na próxima sexta-feira (5), a frente enviará um texto-base para que todos os gestores possam preparar seus projetos de lei e enviá-los à Câmara de Vereadores. O projeto que formaliza o ingresso da gestão no consórcio precisa ser aprovado pelos parlamentares até o próximo dia 19 de março.

O prefeito de Petrolina, Miguel Coelho (MDB), que é um dos vice-presidentes da FNP, participou da reunião de formalização do consórcio. De acordo com o gestor, o passo seguinte será a criação de uma diretoria para o grupo de trabalho, nos próximos dias.

Ainda este mês, a Prefeitura de Petrolina enviará também um projeto de lei para a Câmara de Vereadores a fim de garantir a participação do município na compra das vacinas via consórcio.

"Estamos muito esperançosos. Ao mesmo tempo que seguiremos com a vacinação com as doses enviadas pelo Ministério da Saúde, criaremos esse consórcio para compra direta para os municípios que possuem maiores concentrações populacionais e são fundamentais para a rede de saúde. Dessa forma, teremos mais vacinas disponíveis e poderemos agilizar a imunização nas regiões onde há mais circulação do vírus", disse Miguel após a reunião da Frente Nacional dos Prefeitos.

Tags

Autor