Ipojuca proíbe passageiros em pé nos transportes coletivos

Imagem do autor
Cadastrado por

jamildo

Publicado em 05/03/2021 às 12:59
X

A Prefeitura do Ipojuca, em decisão unânime do Comitê Municipal de enfrentamento à COVID-19, resolveu proibir que passageiros sejam levados em pé nos transportes coletivos que circulam em Ipojuca. Os condutores devem observar a quantidade de assentos disponíveis em cada veículo e permitir o acesso de passageiros apenas neste número.

A medida foi explicitada através do decreto municipal nº 771 de 02 março de 2021 e entrará em vigor nesta sexta-feira (05) sendo valido até 17 deste mês.

Também fica reforçada a obrigatoriedade do uso de máscara por parte dos condutores e cobradores dos veículos e a exigência do uso pelos usuários. Para garantir o acesso ao transporte, cada cooperativa e/ou gestora de linha deverá adotar providências necessárias para reforçar a frota de veículos nos horários considerados de pico.

“Temos ônibus suficientes para atender a todos. Não há necessidade do motorista esperar superlotar o ônibus para sair da parada. Se, por causa do vírus, temos que evitar aglomerações em todos os espaços, dentro dos coletivos não poderia ser diferente”, explicou o presidente da AMTTRANS, George do Rêgo Barros.

A Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes do Ipojuca (AMTTRANS) e a Secretaria Municipal de Defesa Social irão realizar ações de fiscalização para que haja o cumprimento das determinações.

Pelo decreto municipal, o permissionário que descumprir a medida, será suspenso por um dia de serviço, devendo o veículo ser retido sob os cuidados da cooperativa que gerencia a linha. E em caso de reincidência, a punição será em dobro.

Atendimento ao público

Já os órgãos e entidades da administração pública municipal direta e indireta, até o dia 17 de março, deverão limitar o atendimento presencial ao público apenas aos serviços essenciais, elencados pelo Decreto Estadual nº50.346, observada a manutenção do serviço público. Para as demais atividades, deve-se priorizar a utilização de meios eletrônicos e tecnologias que permitam a sua realização das funções à distância.

Reordenamento do litoral

Visando diminuir possibilidades de contágio da COVID-19 e fiscalizar o cumprimento do protocolo sanitário estadual, a Prefeitura do Ipojuca realizou, no último final de semana, um reordenamento das barracas da praia de Porto de Galinhas. O distanciamento de 4 metros entre um guarda sol e outro deu à praia um novo visual e garantiu a segurança da visitação ao destino turístico.

Tags

Autor