'Preocupação com as celebrações nas igrejas não pode ser a principal', diz Dom Fernando Saburido sobre projeto de igrejas como atividades essenciais

Imagem do autor
Cadastrado por

José Matheus Santos

Publicado em 08/03/2021 às 7:40
X

Em carta aberta divulgada neste domingo (07), o arcebispo de Recife e Olinda, Dom Fernando Saburido, disse que é possível a prática religiosa sem estar necessariamente nas igrejas e templos.

A fala foi ao comentar o projeto de lei que quer tornar igrejas e templos como atividades essenciais em Pernambuco. A votação da proposta do deputado estadual Cleiton Collins (PP) está prevista para esta segunda-feira (08) na Assembleia Legislativa.

"Reconhecemos a religião como grande conforto espiritual para a nossa vida, sobretudo nas ocasiões mais

desafiadoras. Por outro lado, entendemos que, em momento tão grave como estamos passando, quando

cresce assustadoramente no Brasil o número de infectados e falecidos por conta da Covid-19, a

preocupação com as celebrações nas igrejas não pode ser a principal", disse Dom Fernando.

Pelo novo decreto do Governo de Pernambuco, em vigor desde a quarta-feira (03) até o dia 17 de março, as atividades não essenciais, como as igrejas, devem funcionar apenas de segunda a sexta-feira, entre 5h e 20h. Nos finais de semana, não podem funcionar presencialmente.

Na carta, Dom Fernando Saburido enfatizou que "a prática religiosa independe do templo, conforme Mt 18,20: “Onde dois ou três estiverem reunidos em meu nome, eu estou ali, no meio deles"", e defendeu que a prioridade é salvar vidas em meio à pandemia da covid-19.

"As pessoas podem fazer uso dos recursos da tecnologia para participar das celebrações, à distância, e realizar suas devoções em suas casas, em conjunto com sua família, como “Igreja Doméstica”, tão preconizada no Concílio Vaticano II e no Catecismo da Igreja Católica (cf. LG, 11; CIC 1655 - 1658)", acrescentou o líder religioso.

"Neste momento devemos concentrar nossas energias no combate à pandemia, procurando fazer a nossa parte, ou seja: ficando o quanto possível em casa, mantendo o distanciamento social, a higienização, fazendo uso permanente da máscara e não deixando de tomar a vacina. Cuidemos uns dos outros, sobretudo dos idosos, dos pobres, daqueles que não têm onde morar", disse Dom Fernando.

A carta também é assinada pelo bispo auxiliar de Olinda e Recife, Dom Limacêdo Antonio da Silva. Os líderes católicos de Olinda e Recife ainda pediram uma solução das autoridades públicas para reduzir as aglomerações no transporte público.

"Achamos importante reconhecer a religião como essencial e agradecemos o empenho do legislativo estadual. Ao mesmo tempo, esperamos dos governantes e legisladores medidas mais eficazes para evitar, ou pelo menos diminuir, o escândalo das aglomerações nos transportes públicos, a aprovação de leis que visem digna condição de vida para os desempregados e melhorias na assistência aos enfermos", finalizam Dom Limacêdo Antonio e Dom Fernando Saburido.

Leia da carta na íntegra

Tags

Autor