Política

Sem citar Lula, João Campos diz que 'qualquer brasileiro deve ser julgado com imparcialidade'. Prefeito já foi adepto do 'Lula Livre'

João Campos chegou a postar a mesma mensagem no Instagram, rede social de maior alcance, mas minutos depois apagou a publicação.

Imagem do autor
Cadastrado por

José Matheus Santos

Publicado em 09/03/2021 às 9:44 | Atualizado em 27/05/2022 às 13:29
X

Sem citar o nome de Lula, o prefeito do Recife, João Campos (PSB), comemorou indiretamente, no Twitter, a anulação das condenações do ex-presidente na Operação Lava Jato.

A medida foi determinada pelo ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federa (STF).

Eleito no Recife em 2020 após uma campanha dura contra o PT, que tinha Marília Arraes como candidata, apoiada por Lula, João Campos disse que o respeito à lei deve prevalecer sobre qualquer paixão política.

"A democracia e o respeito à Lei devem prevalecer sobre qualquer paixão política. Essa é uma questão de Justiça, não de ideologia", afirmou o prefeito.

"A nossa Constituição garante o direito soberano a qualquer brasileiro(a) de ser julgado(a) dentro da legalidade e dos preceitos da imparcialidade e impessoalidade. Independente da coloração partidária", acrescentou João Campos no Twitter.

João Campos chegou a postar a mesma mensagem no Instagram, rede social de maior alcance, mas minutos depois apagou a publicação.

Foto: Heudes Regis/SEI

João Campos e o PT

Em 2018, João Campos foi adepto da campanha "Lula Livre", quando o ex-presidente estava preso após condenação no caso do tríplex no Guarujá (SP).

Na eleição de 2018, em Pernambuco, a reeleição do governador Paulo Câmara (PSB) teve a aliança com o PT, de Lula, como um dos principais alicerces.

Na ocasião, o PT retirou a pré-candidatura de Marília Arraes ao Governo de Pernambuco e apoiou Paulo Câmara. Por outro lado, o PSB declarou neutralidade na eleição presidencial, deixando de se aliar a Ciro Gomes (PDT), como queriam os petistas. O grupo pernambucano do PSB apoiou Fernando Haddad (PT) para presidente.

Após Lula ser solto, em novembro de 2019, o ex-presidente veio ao Recife e teve um encontro com João Campos e outros políticos em um hotel da capital pernambucana. Na ocasião, o então deputado federal pelo PSB e hoje prefeito disse que Lula passou 580 dias preso "injustamente".

Nas eleições municipais de 2020 para a Prefeitura do Recife, Lula apoiou a candidatura da deputada federal Marília Arraes.

Do outro lado do palanque, sobretudo no segundo turno, João Campos fez críticas a Marília e ao PT, que governou o Recife entre 2001 e 2012, oito anos com João Paulo e quatro com João da Costa.

O PT também participou de parte do segundo mandato de Geraldo Julio (PSB), antecessor de João Campos na Prefeitura e provável candidato do PSB a governador nas eleições de 2022.

No debate da TV Jornal, no dia 10 de novembro, João Campos chegou a dizer que seria de causar "estranheza uma candidata do PT falando de corrupção".

Ainda enquanto candidato, João também prometeu que durante os quatro anos de sua gestão, não haveria indicação política do PT na Prefeitura do Recife. 

Tags

Autor