Blog de Jamildo - Tudo sobre política e economia com informação exclusiva, análise e opinião
Jamildo

Política do Recife, Pernambuco e do Brasil. Informações exclusivas, bastidores e tudo que você precisa saber sobre o mundo político

Pernambuco não sabe se tem direito a um dos 631 leitos de UTI abertos no DF e em 11 estados pelo novo ministro da Saúde

jamildo
jamildo
Publicado em 24/03/2021 às 18:18
Leitura:

O governador Paulo Câmara, como seu secretário de Saude, por mais de uma vez cobrou o governo Federal o financiamento de mais leitos de UTI para o tratamento do coronavírus. Nesta quarta, o novo ministro da Saúde anunciou mais de 600, em vários Estados.

O Estado de Pernambuco não sabe informar se será habilitado ou não.

No mesmo dia em que Pernambuco bate recorde de novos casos de coronavírus e tem mais 45 mortes

André Longo é reconduzido à vice-presidência do Conselho Nacional de Secretários de Saúde

Pois bem.

O Ministério da Saúde autorizou nesta quarta-feira (24) a abertura de 631 leitos de UTI Covid adultos e 54 pediátricos e para isso destinou R$ 32,88 milhões.

Segundo portaria publicada no Diário Oficial da União, o valor será repassado mensalmente a 12 unidades da federação e municípios beneficiados. As despesas autorizadas valem para o primeiro trimestre deste ano.

De acordo com o ministério, a portaria considera solicitações dos gestores estaduais e municipais de Saúde, encaminhadas por meio do Sistema de Apoio a Implementação de Políticas de Saúde, analisadas e aprovadas tecnicamente pela Coordenação-Geral de Atenção Hospitalar e Domiciliar.

“Fica estabelecido recurso financeiro do Bloco de Manutenção das Ações e Serviços Públicos de Saúde - Grupo Coronavírus (covid-19), a ser disponibilizado aos estados e municípios”, diz a portaria. A verba será repassada aos estados e municípios em parcelas mensais.

Pela portaria, o Paraná será o estado com mais leitos de unidade de terapia intensiva abertos: 186 para adultos. Em seguida, aparecem os estados de Santa Catarina, com 172 leitos adultos, e de Mato Grosso, com 105 leitos adultos e 10 pediátricos. O Distrito Federal terá 50 leitos adultos e São Paulo, 50 para adultos e nove pediátricos.

Com informações da Agência Brasil

Últimas notícias