Após autorização do Estado, Caruaru e Vitória de Santo Antão ampliam horário de funcionamento do comércio a partir desta quinta-feira

Imagem do autor
Cadastrado por

José Matheus Santos

Publicado em 01/04/2021 às 7:40
X

Após o Governo de Pernambuco liberar os prefeitos do interior a regularem o horário de funcionamento do comércio local, os prefeitos de Caruaru, no Agreste, e de Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata, anunciaram os novos limites para a atividade econômica nas respectivas cidades.

Em Caruaru, a Feira da Sulanca funcionará a partir das 5h, nas segundas-feiras. A decisão foi publicada no Diário Oficial do Município desta quarta-feira (31).

> Governo de Pernambuco autoriza prefeitos do interior a regularem horários de funcionamento de comércios a partir desta quinta

> Prefeitos pedem a Paulo Câmara ampliação de horário das feiras do Polo de Confecções do Agreste

A possibilidade de flexibilizar o horário das feiras atende a pedido da prefeita de Caruaru, Raquel Lyra (PSDB), e dos prefeitos de Santa Cruz do Capibaribe e Toritama, Fábio Aragão (PP) e Edilson Tavares (MDB), ao Governo do Estado.

“Nosso pedido ao Governo do Estado foi com o objetivo de ajudar o setor econômico do município e região. A alteração no horário, diante do que foi previsto pelo decreto anterior, busca facilitar a dinâmica dos compradores, que vêm de várias partes do País, e dos comerciantes que já atuam há anos na feira”, afirmou Raquel.

Na cidade, o comércio em geral no município, escritórios comerciais e de prestação de serviços, salões de beleza, barbearias, cabeleireiros e similares poderão funcionar das 8h às 18h, de segunda-feira a sexta-feira. Nos finais de semana, das 8h às 14h.

Os shopping centers de Caruaru funcionarão das 10h às 20h, de segunda-feira a sexta-feira, e das 9h às 17h nos finais de semana e feriados.

Vitória de Santo Antão

Em Vitória de Santo Antão, o prefeito Paulo Roberto (MDB) anunciou o horário de funcionamento das atividades econômicas, incluindo comércio e feiras livres.

Em Vitória, o decreto municipal nº 021/2021 determina que o comércio em geral, galerias comerciais, escritórios comerciais e de prestação de serviços podem funcionar das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira e nos sábados, domingos e feriados das 8h às 14h.

Já Shopping centers, salões de beleza, barbearias, cabelereiros e similares terão o funcionamento liberado das 10h às 20h, de segunda a sexta-feira e nos sábados, domingos e feriados, das 9h às 17h. As feiras livres podem acontecer das 5h às 15h durante a semana e das 5h às 14h nos sábados, domingos e feriados.

As demais atividades econômicas, sociais e religiosas terão seu horário de funcionamento regulados pelo Decreto Estadual nº 50.470, de 26 de março de 2021. Assim, a realização de celebrações religiosas presenciais em igrejas, templos e demais locais de culto; e as academias e demais estabelecimentos voltados à prática de atividades físicas têm o funcionamento garantido das 5h às 20h, de segunda a sexta-feira, e das 5h às 17h nos finais de semana e feriados.

Os restaurantes, lanchonetes, lojas de conveniência, bares e similares podem funcionar das 5h às 20h, de segunda a sexta-feira, e das 9h às 17h nos finais de semana e feriados, mantendo-se a proibição da utilização de som. Permanece obrigatório o uso de máscaras pelas pessoas, nos espaços de acesso aberto ao público.

Ainda de acordo com o decreto municipal, o estabelecimento que descumprir as regras terá o Alvará de Funcionamento suspenso e as atividades comerciais devidamente paralisadas.

Tags

Autor