Daniel Coelho apresenta pedido de CPI para investigar atuação de Salles em crime ambiental

Imagem do autor
Cadastrado por

jamildo

Publicado em 15/04/2021 às 18:00
X

O vice-líder do Cidadania na Câmara, Daniel Coelho (PE), apresentou nesta quinta-feira (15) um pedido de CPI para investigar a conduta do ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, nas denúncias referentes à apreensão de madeiras extraídas ilegalmente, na região do Amazonas.

"De acordo com a Polícia Federal, o setor madeireiro agiu de maneira a formar parcerias com integrantes do Poder Executivo, podendo-se citar o Ministro do Meio Ambiente, com o intuito causar obstáculos à investigação dos crimes ambientais e de buscar patrocínio de interesses privados perante a Administração Pública, a fim de se beneficiar da concessão indevida de terras na região", diz um dos trechos do requerimento de CPI.

Em outro trecho da proposta de instituição da comissão parlamentar de inquérito, Daniel Coelho destaca os prejuízos diante da possível participação do ministro no caso.

"Diante desse imperativo constitucional, constata-se que o ministro do Meio Ambiente, pelo contrário, utiliza-se do cargo para favorecer interesses que lesionam o meio-ambiente e prejudicam os preceitos legais e constitucionais que dispõe o equilíbrio ecológico", acrescenta. 

Daniel Coelho sustentou que a criação da comissão de investigação é urgente.

"O caso se agravou ainda mais depois que tivemos notícia da substituição pela Polícia Federal do delegado que denunciou a ação ilegal do ministro Salles no Amazonas", reforçou o deputado.

Para a criação de uma comissão parlamentar de inquérito é necessário que o requerimento tenha, no mínimo, 171 assinaturas de deputados federais.

Tags

Autor