Morre Levy Fidelix, presidente do PRTB e defensor do 'Aerotrem', aos 69 anos

Imagem do autor
Cadastrado por

José Matheus Santos

Publicado em 24/04/2021 às 8:24
X

Morreu, na noite desta sexta-feira (23), aos 69 anos, o presidente nacional do PRTB, Levy Fidelix. A causa da morte não foi informada pela família. Segundo aliados, o político foi vítima de complicações da covid-19.

Ele estava internado desde março em um hospital particular.

"É com profunda dor e pesar que o PRTB, por sua diretoria, comunica o falecimento do nosso líder, Fundador e Presidente Nacional, Levy Fidelix, ocorrida nesta data na cidade de São Paulo. Descanse em paz homem do Aerotrem!", diz texto postado no Twitter de Fidelix.

Fidelix era um dos apoiadores do presidente Jair Bolsonaro. O vice-presidente Hamilton Mourão é filiado ao PRTB, sigla que apoiou a candidatura de Bolsonaro nas eleições de 2018.

Apesar de ter mais de 30 anos na política, Levy Fidelix nunca se elegeu para um cargo político. Ele era um defensor do aerotrem como solução para os problemas de transporte público e de mobilidade urbana.

Tentou se eleger deputado federal (concorreu três vezes), governador (duas tentativas), presidente da República (concorreu duas vezes) e prefeito de São Paulo (em três eleições).

Sua última disputa eleitoral foi em 2020, quando tentou se tornar prefeito da cidade de São Paulo e teve apenas 11.960 dos votos, 0,22% do total.

Levy era casado com Aldinea Rodrigues Cruz, vice-presidente do PRTB, e tinha uma filha, Lívia Fidelix.

Fundador do Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB), Fidelix se formou em Comunicação Social e começou a carreira como publicitário; Trabalhou também em jornais como Correio da Manhã e Última Hora, e foi um dos fundadores das revistas "Governo e Empresa" e "O Poder".

Mourão lamenta

O vice-presidente Hamilton Mourão publicou uma mensagem no Twitter, na manhã deste sábado (24), em que lamenta a morte de Levy Fidelix.

"Lamento o falecimento do fundador e presidente do PRTB, amigo Levi Fidelix. O movimento conservador brasileiro perde um dos seus principais representantes. Que o Nosso Senhor Jesus Cristo abençoe e conforte toda família", escreveu Mourão.

Marco Aurélio e Levy Fidelix Foto: Divulgação

Aliados em Pernambuco se solidarizam com a família

Em nota, o deputado estadual Marco Aurélio e o vereador do Recife Marco Aurélio Filho lamentaram a morte de Levy Fidelix.

"Nestes últimos meses mantivemos sempre o contato com sua filha Karina, seu filho Chico Fidelix e entusiasmados com a evolução clínica do nosso Presidente, mas que infelizmente nesta madrugada não resistiu e é mais uma vítima da covid-19. Levy era um cara humano, parceiro, visionário e defendia os princípios “Deus, Pátria e Família” por onde estivesse. Não à toa, é a bandeira de nosso partido. Da última vez que estivemos juntos, LEVY estava empolgado com as tratativas internacionais do famoso “aerotrem” que era uma das alternativas apresentadas por ele para a mobilidade urbana", afirmam Marco Aurélio e Marco Aurélio Filho.

"Fica nossa homenagem, em nome de todos que fazem o PRTB em Pernambuco, com a certeza que ao lado do Vice-Presidente da República General Mourão, do Deputado Marco Aurélio, do Presidente Edinazio Silva e do Coronel José Alves, continuaremos o legado patriótico do nosso sempre Presidente Levy Fidélix", acrescenta a nota conjunta.

Tags

Autor