Nunca duvide do potencial eleitoral de um comediante

Imagem do autor
Cadastrado por

jamildo

Publicado em 25/04/2021 às 19:58
X

Por Rodrigo Ambrosio, ativista político e fundador do MBL em Pernambuco

Há pouco tempo, o mundo viu a ascensão de um improvável o candidato à presidência na Ucrânia, com o comediante Volodymyr Zelensky eleito com um resultado esmagador sobre o presidente que disputava reeleição, mesmo sem nunca ter concorrido a nada.

Em um cenário de absoluto conflito geopolítico na Ucrânia que hoje chama a atenção do mundo, Zelensky recebeu 73% dos votos no segundo turno contra 24% de seu adversário.

Aqui no Brasil, desde 2010 Tiririca vem sendo um grande fenômeno de popularidade nas eleições para a Câmara dos Deputados, conseguindo sempre uma quantidade impressionante de votos se apresentando na televisão chamando o eleitor de 'abestado' e vestido de palhaço.

Na ascensão de Tiririca, Paulo Skaf já dizia que "Por trás de cada voto que o Tiririca tiver, terá um eleitor dizendo que está de saco cheio de corrupção. Se os políticos não entenderem esse recado, haverá outros tiriricas no Congresso e até no governo". E é nesse cenário que precisamos observar com atenção a provável candidatura, alavancada pelo MBL, do comediante Danilo Gentili.

Em meio ao crescente número de abstenção de votos que alimenta uma visão de descrença da sociedade, Gentili aparece com um potencial de abraçar esse sentimento antipolítico de uma parcela crescente da população que está de 'saco cheio', principalmente por conta da dualidade entre Lula e Bolsonaro que domina, por enquanto, o cenário eleitoral.

Não duvide do potencial de um comediante, principalmente em tempos difíceis e de descrença política. No pior dos cenários é certo que, se de fato concorrer, Gentili sairá gigante das próximas eleições.

 

Tags

Autor