Conselheiros do TCE-PE julgam regular compra de respiradores da Prefeitura do Recife investigada pela Polícia Federal

Imagem do autor
Cadastrado por

José Matheus Santos

Publicado em 27/04/2021 às 12:37
X

A Primeira Câmara do Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE) julgou, por três votos a zero, regular duas dispensas emergenciais de licitação para a compra, pela Prefeitura do Recife em 2020, de 500 respiradores da microempresária Juvanete Barreto Freire, por R$ 11,5 milhões.

A compra de 500 respiradores sem licitação à microempresária Juvanete Barreto Freire, do ramo de veterinária do interior de São Paulo, é investigada pela Operação Apneia, da PF.

LEIA TAMBÉM:

Como vai funcionar o novo programa de redução de salários e jornada


> Com alta da covid-19, Paulo Câmara pega ‘carona’ em licitações de outros estados para comprar mais 229 respiradores para UTIs

> Investigado pela Polícia Federal, Jailson Correia, ex-secretário de Saúde do Recife, vai trabalhar no gabinete do secretário de Saúde de Pernambuco

O relator do processo, conselheiro Carlos Neves, votou pela regularidade da atuação do ex-secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia, e do ex-diretor da Secretaria, Felipe Soares Bittencourt.

O voto do relator, conselheiro Carlos Neves, considerou que a compra observou toda a legislação e que não teria havido fraude ou prejuízo ao erário. Ele também considerou que a empresa veterinária Juvanete Barreto Freire estava habilitada para ser contratada pela Prefeitura do Recife.

Os conselheiros Valdecir Pascoal e Ranilson Ramos acompanharam o relator do caso.

LEIA TAMBÉM:

> Em meio à pandemia, vereadores do Recife priorizam nomes de ruas e datas comemorativas

> Após falas polêmicas, Pedro Eurico, secretário de Justiça de Pernambuco, completa um mês fora dos holofotes

Na Operação Apneia, foi pedida a prisão temporária do ex-secretário Jailson Correia, que foi negada pela Justiça Federal. O ex-diretor Felipe Soares Bittencourt foi afastado do cargo, em outra operação da Polícia Federal, também sobre compras da covid-19.

Após os conselheiros terminarem os votos, a procuradora Maria Nilda, do Ministério Público de Contas, disse que o órgão fez "um trabalho de excelência no caso".

Tags

Autor