Lewandowski rejeita pedido de senadores e Renan Calheiros segue relator da CPI da Pandemia

Imagem do autor
Cadastrado por

jamildo

Publicado em 29/04/2021 às 15:30
X

Os aliados de Bolsonaro na CPI da Pandemia, no Senado, tiveram mais um dissabor, depois de tentar tirar o senador Renan Calheiros da relatoria da investigação. O ministro Ricardo Lewandowski rejeitou o pedido de senadores e Renan Calheiros segue relator da CPI da Pandemia. Na semana passada, o TRF do Distrito Federal já havia afirmado que não cabia a Justiça se intrometer em uma questão interna dos congressistas, como a indicação para o trabalho na CPI.

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pandemia, responsável por investigar as ações e omissões do governo federal no enfrentamento à Covid-19 e o uso de verbas federais durante a crise sanitária, se reuniu pela primeira vez nesta semana.

Assim que a reunião foi aberta, o senador Ciro Nogueira (PP-PI) tentou suspendê-la sob o argumento de haver "vício insuperado" nas indicações dos partidos ao colegiado.

Na avaliação dos opositores, em 2021, o avanço da pandemia chegou a níveis inimagináveis no Brasil e neste cenário onde a crise sanitária, social e econômica atingiram dimensões assustadoras, o governo de Jair Bolsonaro se mostrou incapaz de lidar com a situação e ainda incentivou uma série de ações que contribuem para a tragédia humanitária pela qual o país passa, como a promoção de aglomerações, insistência em medicamentos e tratamentos ineficazes contra o vírus e a sabotagem no início da vacinação.

Eles garantem que, a CPI vai muito além de procurar culpados e pode ajudar a encontrar soluções para as questões que ainda não foram resolvidas.

Tags

Autor