Pernambucanos pretendem comemorar Dia das Mães em 2021

Imagem do autor
Cadastrado por

jamildo

Publicado em 29/04/2021 às 13:10
X

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Pernambuco (Fecomércio-PE), através Instituto Fecomércio-PE e em parceria com o SEBRAE-PE, divulgou a pesquisa sobre o Dia das Mães de 2021.

Segundo o levantamento, a maioria dos pernambucanos pretende comemorar a festividade do Dia das Mães em 2021, porém a adesão ainda é baixa comparada aos anos anteriores.

Para o estudo foram entrevistados mais de 1.400 consumidores, através de questionários enviados por canais digitais.

“A pesquisa apresenta a intenção de comemoração da data e também inclui informações estratégicas à classe empresarial, auxiliando na tomada de decisão quanto às ações que permitem aos empresários alavancar vendas neste momento crítico”, disse o economista da Fecomércio-PE, Rafael Ramos.

O setor emprega de maneira formal mais de 296 mil pessoas, aproximadamente 24% de todo o estoque de empregos formais de Pernambuco até fevereiro de 2021.

A pesquisa aponta que 66,4% dos pernambucanos pretendem comemorar a festividade do Dia das Mães em 2021. Para o economista da Fecomércio-PE, o percentual é reflexo do cenário atual. “Após baixa adesão em duas datas anteriores importantes para o setor, o Carnaval e Páscoa, devido às restrições das realizações dos eventos sociais e elevação de câmbio, o cenário para a comemoração do Dia das Mães é impactado negativamente por uma demanda desaquecida das festas e já era esperado”, reflete.

O percentual é inferior à intenção verificada na mesma data de 2019 e 2018, quando atingiu 80,8% e 75,7%, respectivamente. Em 2020, a pesquisa não foi realizada devido a pandemia da Covid-19. “Contudo, apesar da queda no comparativo com anos anteriores, o percentual pode ser considerado positivo”, comenta Rafael Ramos. Os principais motivos para a não comemoração da festividade foram: falta de dinheiro ou pouco recursos para o consumo e isolamento social.

Com a cautela das famílias e o orçamento cada vez mais limitado, a comemoração escolhida pela maioria dos pernambucanos, 59%, foi a comemoração em casa. A compra de presente ficou em segundo lugar, alcançando 29% da preferência de quem pretende comemorar a data. As demais, como ida a restaurante, bares e as viagens tiveram baixa adesão, impactado pelo cenário de pandemia da covid-19.

Tags

Autor