Por que apenas Recife, Olinda e Jaboatão dos Guararapes receberão doses da primeira remessa da vacina da Pfizer em Pernambuco?

Imagem do autor
Cadastrado por

José Matheus Santos

Publicado em 30/04/2021 às 11:23
X

O Governo de Pernambuco espera receber 17 mil doses da vacina da Pfizer contra a covid-19 até a próxima segunda-feira (3).

Chegou ao Brasil nesta quinta (29) o primeiro lote com 1 milhão do imunizante. Essas primeiras doses foram produzidas na fábrica da Pfizer em Puurs, na Bélgica.

A vacina da Pfizer possui registro para uso definitivo concedido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O imunizante pode ser aplicado em pessoas a partir de 16 anos de idade, em duas doses, com intervalo de 21 dias entre elas.

A remessa que chegou nesta quinta faz parte do acordo firmado entre o Ministério da Saúde e a farmacêutica em 19 de março, que totaliza 100 milhões de doses de vacinas até o final de setembro.

Em Pernambuco, apenas Olinda, Jaboatão dos Guararapes e Recife irão receber vacinas da Pfizer/BioNTech. As demais cidades serão contempladas ao mesmo tempo por doses da AstraZeneca e da CoronaVac.

A divisão foi pactuada pelo Estado com os municípios. As novas doses servirão também para começar a vacinação de pessoas com comorbidades.

O motivo de apenas três cidades receberes doses da Pfizer é que, diferente das outras vacinas em uso no Brasil, a da Pfizer precisa ficar armazenada entre -25°C e -15°C por até 14 dias e essas três cidades terão estrutura para esse armazenamento específico.

Pernambuco vai receber receber as vacinas armazenadas entre -25°C e -15°C - elas podem ficar nesta faixa de temperatura por até 14 dias, segundo o Ministério da Saúde.

Assim que os imunizantes chegarem nas salas de vacinação, na rede de frio nacional (+2°C a +8°C), a aplicação na população deve ocorrer em até cinco dias.

Devido ao curto espaço de tempo, o Ministério da Saúde orientou, para essa primeira remessa, que a vacinação com as doses da Pfizer ficasse restrita às capitais e, se possível, ocorresse em unidades de saúde que possuam câmaras refrigeradas cadastradas na Anvisa.

No caso Pernambuco, além do Recife, houve extensão pelo Governo do Estado para Olinda e Jaboatão dos Guararapes, localizadas na Região Metropolitana.

Sobre as próximas remessas da vacina da Pfizer, o Governo de Pernambuco disse que possui os equipamentos necessários para garantir a conservação das doses e posterior distribuição às cidades. "Pelas condições restritivas de armazenamento da vacina, as secretarias municipais de saúde vão retirar as doses em pequenas quantidades, para cerca de quatro dias de vacinação. Nas salas de vacina, o armazenamento poderá ser feito entre 2°C a 8°C por até 5 dias", afirmou o Governo de Pernambuco.

“O Brasil contava com apenas duas vacinas para a Covid-19, o que é muito pouco para um país de extensão continental. A chegada do imunizante da Pfizer é muito importante, apesar do quantitativo pequeno, especialmente nessa etapa da vacinação, para os pacientes com comorbidades e imunodeprimidos”,afirmou o médico Eduardo Jorge, representante da Sociedade Brasileira de Imunizações no Comitê Técnico Estadual para Acompanhamento da Vacinação contra a Covid-19.

Tags

Autor