Governo de Pernambuco decide até sexta-feira como ficam comércio e atividades econômicas após o Dia das Mães. Estado é o único em alta nas mortes por covid-19

Imagem do autor
Cadastrado por

José Matheus Santos

Publicado em 03/05/2021 às 8:42
X

O Governo de Pernambuco decide até a próxima sexta-feira (07) se mantém o atual formato de funcionamento das atividades econômicas em meio à pandemia de covid-19.

As atuais medidas em vigor, com limitações de horário para funcionamento das atividades econômicas, valem até o próximo domingo (09), Dia das Mães, uma das principais datas para vendas do comércio.

LEIA TAMBÉM:

> Pernambuco vai receber mais de 17 mil doses da vacina da Pfizer contra a covid-19 nesta segunda. Doses serão destinadas a três cidades

> Com agravamento da pandemia, Recife teve mais registros de óbitos do que nascimentos em abril pelo segundo mês seguido, apontam cartórios

No sábado (1º) e no domingo (2), Pernambuco foi o único estado do Brasil com alta na média móvel de mortes por covid-19, de acordo com dados do consórcio de veículos de imprensa.

Com a tendência de alta, a expectativa é se o governador Paulo Câmara (PSB) retomará ou não restrições e se reduzirá as flexibilizações do atual decreto. Em março, ele havia retomado as restrições, mas a partir de 1º de abril retomou as liberações às atividades econômicas e com a abertura de praias e parques.

Desde o dia 26 de abril, o comércio de praia está liberado para funcionar de segunda a sexta-feira. Aos finais de semana, a atividade está proibida. Já a realização de eventos está proibida todos os dias.

A expectativa é de que o anúncio do que valerá nas próximas semanas seja feito até a sexta-feira (07) pelo Governo de Pernambuco.

No dia 22 de abril, Paulo Câmara disse que o Comitê de Enfrentamento à Covid-19 vai avaliar a necessidade de novos ajustes para o período a partir de 10 de maio, conforme os indicadores da doença no estado.

“Seguimos contando com a compreensão de toda a população pernambucana. É nosso dever manter as atitudes preventivas. Evite aglomerações, higienize as mãos e sempre use máscara”, disse o governador, em apelo à população naquele dia.

LEIA TAMBÉM:

> João Campos lança agência online de empregos para receber currículos e abre mais 1.500 vagas no Crédito Popular do Recife

> Em Paulista, prefeito Yves Ribeiro promete homenagem a Gil, eliminado do BBB 21: ‘divulgou muito a cidade’

> Olinda começa a pagar auxílio emergencial ao setor cultural nesta segunda-feira

Indicadores

A Secretaria de Saúde de Pernambuco registrou, neste domingo (02), 730 novos casos e mais 52 mortes por covid-19.

O estado totaliza 409.493 casos confirmados e 14.180 mortes pela covid-19.

Neste domingo (02), a taxa de ocupação de leitos de terapia intensiva (UTI) para covid-19 estava em 97% na saúde pública do estado. Na rede privada, o índice estava em 88% neste domingo.

A média móvel de mortes por covid-19 fechou este domingo (02) em alta em Pernambuco: 77 por dia. A única com tendência de crescimento entre os estados do Brasil.

E a média móvel de casos da doença estava em 1.990 por dia neste domingo. Na última quinta-feira (29), o estado chegou a atingir recorde no indicador desde o início da pandemia e chegou a 2.137, número 20% maior do que 14 dias atrás, ultrapassando a média de 2.036 casos, contabilizada no dia 13 de abril de 2021, maior número até então.

Atuais medidas

Em pronunciamento divulgado no dia 22 de abril, o governador Paulo Câmara anunciou que as atuais medidas de funcionamento das atividades econômicas em Pernambuco seguiriam de 26 de abril até o dia 9 de maio, com alguns ajustes.

“Vamos autorizar o comércio de praia, de segunda à sexta-feira, das 9h às 16h, mantendo a proibição nos finais de semana. O funcionamento das atividades de maneira geral será estendido, nos finais de semana, até às 18h, para quem iniciar às 10h. Os estabelecimentos que abrirem às 9h só poderão funcionar até às 17h”, afirmou Paulo Câmara na ocasião.

Assista ao pronunciamento do governador em 22 de abril

"Os números das últimas três semanas indicam uma estabilização de casos, internações e óbitos devido ao novo coronavírus em Pernambuco, mas com percentuais ainda em um patamar alto", afirmou o Governo do Estado em 22 de abril.

Nos municípios situados fora da Região Metropolitana do Recife, os horários de funcionamento das atividades econômicas podem ser alterados pelo prefeito para atender as peculiaridades da cidade, desde que o funcionamento diário das atividades seja de, no máximo, a dez horas contínuas nos dias de semana e oito horas contínuas nos finais de semana e feriados.

Com isso, nas cidades do interior, a abertura dos estabelecimentos não deve ocorrer antes das 5h nos dias de semana e das 6h nos finais de semana e feriados e o encerramento das atividades deve ocorrer até as 20h nos dias de semana e até as 18h nos finais de semana e feriados.

Confira as regras abaixo

Tags

Autor