Pernambuco vai receber mais de 17 mil doses da vacina da Pfizer contra a covid-19 nesta segunda. Doses serão destinadas a três cidades

Imagem do autor
Cadastrado por

José Matheus Santos

Publicado em 03/05/2021 às 12:18
X

As vacinas contra a covid-19 da Pfizer/BioNTech começam a ser distribuídas pelo Ministério da Saúde nesta segunda-feira (03).

No total, a pasta recebeu 1 milhão de doses na última quinta (29). Nessa primeira remessa, serão enviadas 499,5 mil doses para a primeira aplicação, divididas de forma proporcional e igualitária entre todos os estados e Distrito Federal.

LEIA TAMBÉM:

> Governo de Pernambuco decide até sexta-feira como ficam comércio e atividades econômicas após o Dia das Mães. Estado é o único em alta nas mortes por covid-19

> Com agravamento da pandemia, Recife teve mais registros de óbitos do que nascimentos em abril pelo segundo mês seguido, apontam cartórios

Pernambuco vai receber 17.550 doses da vacina Pzier/BioNTech, de acordo com informe técnico divulgado pelo Ministério da Saúde nesta segunda-feira.

De acordo com o Ministério da Saúde, as doses para a segunda aplicação serão distribuídas nas próximas semanas.

A vacina da Pfizer é destinada para vacinação de pessoas com comorbidades, gestantes e puérperas e pessoas com deficiência permanente. A comprovação das comorbidades pode ser realizada com exames, receitas, relatório ou prescrição médica, entre outros, segundo o Ministério da Saúde.

Orientação

A logística de distribuição das vacinas da Pfizer foi montada levando em conta as suas condições de armazenamento, que possuem particularidades dos demais insumos adquiridos e distribuídos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

LEIA TAMBÉM:

> Em Paulista, prefeito Yves Ribeiro promete homenagem a Gil, eliminado do BBB 21: ‘divulgou muito a cidade’

> João Campos lança agência online de empregos para receber currículos e abre mais 1.500 vagas no Crédito Popular do Recife

> Olinda começa a pagar auxílio emergencial ao setor cultural nesta segunda-feira

No Centro de Distribuição do Ministério da Saúde, em Guarulhos, as doses estão armazenadas a uma temperatura de -90°C a -60°C. Ao serem enviados aos estados, os imunizantes estarão expostos a temperatura de -20°C. Nas salas de vacinação, onde a refrigeração é de +2 a +8°C, as doses precisam ser aplicadas em até cinco dias.

Em função disso, o Ministério da Saúde orienta que, neste momento, a vacinação com o imunizante da Pfizer seja realizada apenas em unidades de saúde das 27 capitais brasileiras.

Em Pernambuco, além do Recife, o Governo do Estado decidiu que Olinda e Jaboatão dos Guararapes, ambas na Região Metropolitana, também receberão doses da Pfizer.

Tags

Autor