'Chuva de dinheiro' em Joaquim Nabuco. TRE mantém, por unanimidade, cassação do prefeito e vice-prefeito eleitos

Imagem do autor
Cadastrado por

jamildo

Publicado em 07/05/2021 às 14:45
X

O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco manteve, nesta sexta-feira (07), a cassação da chapa do prefeito e vice-prefeito eleitos de Joaquim Nabuco, Neto Barreto (PTB) e Eraldo Veloso (MDB), respectivamente.

Ambos estão inelegíveis por 08 (oito) anos, além disso levaram uma multa de R$ 20 mil cada.

A decisão foi dada por unanimidade pelo pleno do TRE.

Agora, assume o comando da cidade o presidente da Câmara da cidade, o vereador Charles Batista (SD).

No entendimento do TRE, que acatou ação da Frente Popular de Joaquim Nabuco, ficou comprovada a compra de voto no dia da eleição.

O caso teve grande repercussão na época, pois no dia da eleição a chapa eleita promoveu uma “chuva” de dinheiro na sacada de uma varanda.

A advogada da Frente Popular de Joaquim Nabuco, Diana Câmara, disse não estar surpresa.

"Avalio que o abuso de poder econômico e a captação ilícita de sufrágio neste caso foram tão evidentes que não tinha como o Judiciário Eleitoral entender de modo diverso ao da cassação do prefeito e do vice que, inclusive, tiveram participação direta nos eventos delitivos”, pontuou.

Ela ainda explicou que, agora, após o TRE-PE ter decidido hoje por unanimidade pela condenação deles, o presidente da Câmara assume provisoriamente até a realização da nova eleição no município.

A advogada Poliana Beserra que acompanhou o processo desde o início disse crer que a Justiça foi feita.

“As provas testemunhais e vídeos não deixam dúvida da materialidade. E contra fatos não há argumentos”, comentou.

Durante o julgamento do TRE, o presidente da instituição, desembargador Frederico Neves, disse ainda que esse caso de Joaquim Nabuco além de fugir dos parâmetros da razoabilidade e da normalidade, foge aos parâmetros mínimos da moralidade e da ética.

"Um verdadeiro desrespeito às pessoas e às leis. Eu fiquei envergonhado em ver esses vídeos, a pessoa jogando dinheiro e o povo coitado, necessitado, se amontoando atrás daquelas cédulas, isso é uma coisa triste, muito triste, e muito ruim para estado de Pernambuco, não é apenas para aquele município não”, afirmou.

Tags

Autor