O turismo vai transformar o Brasil. Por Silvio Nascimento

Imagem do autor
Cadastrado por

jamildo

Publicado em 07/05/2021 às 13:30
X

Por Silvio Nascimento, em artigo enviado ao blog

Turismo é felicidade, é amor, é descanso e lazer. É, também, oportunidade de melhorar de vida e de oferecer fonte de renda para muita gente.

Como nordestino orgulhoso das tantas belezas culturais e naturais que cercam a região, sempre percebi que as condições para que tivéssemos protagonismo no turismo saltam aos olhos.

Mas faltava a liderança e a atenção de governantes para guiar nossa cidade, nosso estado e, principalmente, este continente cheio de atrativos únicos chamado Brasil, para que fôssemos mais conhecidos e visitados.

Atuando em Brasília como diretor de Marketing, Inteligência e Comunicação da Embratur, sou parte do processo de transformação que vem sendo desenvolvido pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, e seus mais próximos aliados, como o atual ministro do Turismo, pernambucano e sanfoneiro, Gilson Machado Neto.

Guiados pela ideia de ajudar quem empreende e trabalha no setor e de ajudar para que sejamos mais buscados pelos visitantes, como são os concorrentes do Brasil, medidas essenciais foram recentemente tomadas.

Cito algumas: isenção de vistos para estrangeiros, diversas obras de infraestrutura nos nossos destinos, desburocratização de relações de trabalho e atração de novos players para diminuição de preços.

Todas essas ações saíram do campo das intenções e dos discursos para o campo das realizações desde janeiro de 2019.

Lamentavelmente, a partir de março de 2020, o setor do turismo brasileiro começou a passar por um momento difícil.

O motivo é evidente, uma vez que se instalou a pandemia global de Covid-19 exatamente quando nosso país finalmente tomava o rumo certo para se impor como um verdadeiro competidor apto a disputar a liderança global neste mercado gigantesco, que gera 1 entre 10 empregos no mundo.

As ações tomadas no âmbito do governo federal traziam muita esperança de um futuro grandioso.

O presente já era nitidamente mais próspero.

Nestas linhas, levando em consideração o momento e o contexto atual em que escrevo, deixo uma mensagem: apesar de todos os traumas e perdas, por favor, vamos manter o otimismo enquanto superamos as dificuldades impostas pela pandemia.

Tão logo a vacinação avance (somos o quinto país que mais vacina) e o controle da pandemia seja plenamente estabelecido, viveremos o melhor e maior crescimento que o turismo brasileiro já teve em toda a história.

Na Embratur, preparamos campanhas que convidam os brasileiros a visitarem as maravilhas do Brasil durante a pandemia. Sempre, claro, atendendo a todas as importantes indicações de segurança sanitária.

A partir do próximo mês de julho, o convite será estendido aos estrangeiros.

Diremos que as belezas do Brasil e a hospitalidade do nosso povo continuam as mesmas. E, claro, que os protocolos sanitários são seguidos com muito mais facilidade em um país com tantas atrações ao ar livre.

A virtuosa gestão do presidente da Embratur, Carlos Brito, também está tendo grande êxito ao garantir que divulguemos a nossa gastronomia, belezas naturais, música e a alegria dos brasileiros.

O encantamento ao assistir comerciais lindos de exaltação do turismo no Brasil geraram a curiosidade e a vontade de conhecermos tudo que nos cerca.

Nosso objetivo, na Embratur e no Ministério do Turismo, é ajudar o trade e incentivar que parte dos aproximadamente R$ 100 bilhões gastos anualmente por brasileiros que viajam ao exterior fossem gastos aqui.

Na campanha “Ser brasileiro é estar sempre perto de um destino incrível e seguro”, tivemos resultados grandiosos: 31 milhões de visualizações na televisão (canais abertos e fechados), 136 milhões de impactados em inserções de rádio, mais de 23 milhões de visualizações dos vídeos na internet e outros 316 milhões de impactos em mobiliários urbanos.

Juntos e mantendo o otimismo vamos levar o Nordeste e o Brasil a deixar a pandemia para trás e, muito além disso, criaremos e aproveitaremos as condições para atingir o potencial que temos no turismo.

Não existe outro setor que seja tão adequado para termos destaque quanto este que é sinônimo de felicidade e realização de sonhos, seja pela personalidade dos brasileiros, pela cultura variada e instigante, ou pelas características naturais abençoadas que temos.

Não demorará para que todos percebam que o turismo vai transformar o Brasil.

Silvio Nascimento é diretor de Marketing, Inteligência e Comunicação da Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo)

Tags

Autor