'Trilhas da democracia' rememora a censura em Pernambuco

Imagem do autor
Cadastrado por

jamildo

Publicado em 08/05/2021 às 10:43
X

O historiador e professor titular da UFPE Marco Mondaini recebe, no Trilhas da Democracia, os jornalistas Evaldo Costa (diretor do Arquivo Público Estadual) e Letícia Lins (editora do blog #OxeRecife) para um diálogo sobre a censura nas redações dos jornais e na sociedade pernambucana, durante a ditadura civil-militar que vigorou no Brasil entre 1964 e 1985.

Gravado um dia após o falecimento do jornalista Carlos Garcia, o programa rememorou vários episódios de censura vivenciados por Costa e Lins no decorrer das suas experiências profissionais em jornais pernambucanos (Jornal do Comércio e Diário de Pernambuco) e do eixo Rio-São Paulo (O Globo, Jornal do Brasil e Estadão).

Episódios como os da proibição do uso da palavra camponês e da citação do nome de Dom Hélder, bem como de qualquer insinuação relativa à prática de tortura nos porões da ditadura.

O Trilhas da Democracia sobre “Memórias da Censura em Pernambuco” será exibido no domingo próximo (9/5), na TV 247, às 15h; na TVPE, às 19h; e na TVT, às 21h30.

Tags

Autor