Lula bate numericamente tanto Bolsonaro como Moro, diz nova pesquisa da XP Investimentos

Imagem do autor
Cadastrado por

jamildo

Publicado em 11/05/2021 às 15:36
X

A XP Investimentos divulgou mais uma rodada de pesquisas, nesta terça-feira, sobre as eleições de 2022.

Em um dos cenários, com pesquisa estimulada, em que os candidatos são apresentados, no cenário de confronto entre Bolsonaro e Lula, os dois aparecem em empate no primeiro turno das eleições, mas Lula bateria o atual presidente em um eventual segundo turno, de acordo com o levantamento.

O mesmo cenário com o ex-ministro da Justiça Sérgio Moro aponta vitória de Lula sobre o ex-magistrado.

Nestas rodadas, Bolsonaro bateria todos os demais candidatos, como João Dória, ou Luciano Huck, ou mesmo Ciro Gomes.

Com a volta do pagamento do auxílio emergencial, as intenções de voto de Bolsonaro apresentam alguma recuperação. O presidente agora empata com Lula no primeiro turno (ambos com 29%) e no segundo estreitou a diferença, perdendo por dois pontos, dentro da margem de erro. Recalculado só com votos válidos, o placar seria: Lula,51% X Bolsonaro, 49%.

"O presidente fica à frente nos cenários de segundo turno de todos os outros nomes testados porém com leve dianteira, dentro da margem de erro. Diferenças mais confortáveis ele só obtém sobre Guilherme Boulos e João Doria. Lembrando que todos os nomes avaliados têm níveis de conhecimento menores que Lula e Bolsonaro e, portanto, teriam chance de crescer durante a campanha", observa Antônio Lavareda, sóciologo e responsável pelo levantamento pelo Ipespe.

Veja abaixo a íntegra da pesquisa

 

Pesquisa XP

Veja abaixo o resumo do material eleitoral

A rodada de maio da pesquisa XP/Ipespe mostra manutenção do cenário de polarização entre o presidente Jair Bolsonaro e o ex-presidente Lula na disputa pelo Palácio do Planalto em 2022.


Na pesquisa espontânea, quando não são apresentados os nomes dos candidatos, ambos oscilaram um ponto para cima --Bolsonaro agora tem 25% e Lula, 21%.

No cenário estimulado, os dois permanecem empatados, com 29% cada --Lula manteve o mesmo percentual de abril, e Bolsonaro oscilou um ponto para mais. Eles são seguidos por Ciro Gomes (9%) e Sérgio Moro (8%).

O empate técnico entre Lula e Bolsonaro também persiste no segundo turno. O petista mantém seus 42%, mas vê Bolsonaro se aproximar, oscilando de 38% para 40%, dentro da margem de erro.

Em outros cenários de segundo turno, Bolsonaro permanece em empate técnico, mas numericamente à frente de Ciro (39% a 38%), Moro (32% a 30%) e Luciano Huck (38% a 34%).

Ele venceria Guilherme Boulos e João Doria por 40% a 31%. Em todos esses cenários, Bolsonaro teve oscilação positiva, dentro da margem de erro, em sua intenção de voto.

Um eventual segundo turno entre Lula e Moro também registra empate técnico, com 40% para o petista e 37% para o ex-juiz.

Tags

Autor