Roubo de energia da Celpe daria para abastecer cidade de Olinda por 40 dias, no primeiro trimestre de 2021

Imagem do autor
Cadastrado por

jamildo

Publicado em 12/05/2021 às 17:30
X

Ações de prevenção e combate a desvios de energia realizadas pela Celpe levaram à recuperação de cerca de 48,6 milhões de quilowatts-hora (kWh), entre janeiro e março de 2021.

O montante de energia é suficiente para abastecer a cidade de Olinda por 40 dias.

Para alcançar esses resultados, a Celpe disse que foram realizadas ações como inspeções e regularização de clientes, com o uso de soluções inovadoras, como analytics e sensores inteligentes.

“A tecnologia nos permite agir de forma estratégica e assertiva, combatendo desvios com mais eficiência, seja com foco em consumidores residenciais e empresariais ou na iluminação pública. Além de permitirem a recuperação de energia, essas ações permitem que as pessoas tenham acesso aos serviços de forma regular e segura”, afirma o diretor de Serviços ao Cliente da Neoenergia, Luiz Flávio Sá.

No primeiro trimestre, foram realizadas mais de 25 mil inspeções, recuperando mais de 26 milhões de kWh, na área de concessão da Celpe.

Além das inspeções, a empresa substituiu 43.119 medidores obsoletos e/ou com possíveis defeitos, uma das estratégias para prevenir desvios de energia.

Segundo a Celpe, uma das iniciativas de modernização que contribuem no combate aos desvios é a blindagem de redes, em que as concessionárias do grupo promovem a implantação de novos padrões de rede e a substituição de equipamentos, como cabos e medidores.

Uma das principais mudanças é a troca dos medidores, que deixam de ser instalados na fachada ou dentro dos imóveis e passam a integrar um Sistema de Medição Centralizado (SMC), ficando conectados aos postes das distribuidoras, permitindo a telemedição. Com isso, os equipamentos podem ser acompanhados remotamente para executar serviços e identificar interferências na medição.

Outra ação realizada pela Celpe é a regularização de clientes clandestinos, ou seja, a instalação de medidores de energia para consumidores que ainda não têm o equipamento e, portanto, estão irregulares.

A solicitação pode ser feita às concessionárias e a ligação é realizada de forma gratuita.

Nos três primeiros meses do ano, a Celpe regularizou mais de 10 mil clientes, o que resultou em mais de 600 mil kWh de energia agregada.

Tags

Autor