Romero Jatobá defende PPP para os parques. 'Soluções para preservar e melhorar o patrimônio público'

Imagem do autor
Cadastrado por

jamildo

Publicado em 13/05/2021 às 20:22
X

Romero Jatoba, presidente da Câmara dos Vereadores do Recife

Um dos grandes desafios da nova geração política é preservar o patrimônio público diminuindo o custeio e buscando incentivos para que os equipamentos possam servir cada vez melhor à população.

Num cenário de poucos recursos, que precisam ser aplicados com inteligência e visão de futuro, buscar parceiros é uma alternativa moderna, eficiente e que mantém para a população aquilo que foi construído ao longo dos anos.

O prefeito João Campos, um dos maiores expoentes brasileiros dessa nova geração da política, apresentou projeto de Lei do Executivo para ampliar as parcerias público privadas em parques e praças da cidade.

Com o projeto, a prefeitura vai poder criar políticas públicas compensatórias, para que empresas privadas possam investir em projetos de lazer, esportes e também em melhorias físicas.

Essa não é uma experiência inédita, afinal algumas empresas já “adotam” parques e praças do Recife.

A diferença é que agora podemos dar um passo ainda maior, com regras mais claras, definidas por legislação, e a previsão de contrapartidas para que o setor privado possa investir e ajudar a melhorar a qualidade dos serviços.

Para a população mais carente da cidade, que vive em espaços densamente ocupados, uma praça de bairro tem enorme valor. Incalculável para quem não tem hábito de conviver junto às periferias.

São esses os locais em que as pessoas praticam atividades físicas, levam as crianças para brincar e convivem em comunidade.

O projeto da prefeitura permite que esses equipamentos, localizados nos lugares mais pobres da cidade, também possam ser contemplados com ações, recursos e requalificações.

Uma iniciativa criativa, que aponta para um futuro com mais justiça social para todo o Recife.

Tags

Autor