Paulo Câmara se reúne com prefeitos e avalia possibilidade de medidas restritivas mais duras no Agreste

Imagem do autor
Cadastrado por

José Matheus Santos

Publicado em 15/05/2021 às 11:28
X

Em reunião com prefeitos do Agreste, nesta sexta-feira (14), por videoconferência, o governador Paulo Câmara apresentou dados atualizados do avanço da covid-19 e discutiu a possibilidade da adoção de medidas mais restritivas para a região.

Participaram da reunião o secretário de Planejamento e Gestão, Alexandre Rebêlo, o secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo, além do presidente da Amupe (Associação Municipalista de Pernambuco), José Patriota e do Procurador-Geral de Justiça de Pernambuco, Paulo Augusto.

Segundo o governador Paulo Câmara, hoje, Pernambuco conta com cerca de 1.700 leitos de UTI. “É um esforço incansável que vem sendo feito para salvar vidas. Além da abertura de leitos, temos medidas restritivas em vigor que podem ser estendidas ou não a depender da consciência da população quanto ao cumprimento. Temos a vacinação, que não ocorre no ritmo que nós gostaríamos, mas já traz resultados na queda do percentual de internação de pessoas com faixa etárias mais altas. Portanto, é possível ter um entendimento do que é possível fazer na questão do Agreste para reduzir a transmissão do vírus”, disse Paulo Câmara.

A região do Agreste é a que mais sofre com aumentos dos números nas últimas semanas. Para o secretário de Saúde, André Longo, “o monitoramento dos dados é realizado diariamente e foi constatado um reaquecimento do número de casos positivos em nosso laboratório estadual. Infelizmente, o Agreste sobe 44% nas demandas de solicitação de UTI, enquanto o resto do estado sobe 13%. O apoio do governo do estado é total para a abertura de novos leitos, mas isso não dá conta, precisamos reduzir a circulação viral e para isso não há outra medida que não seja o cuidado com a circulação das pessoas”.

prefeitos agreste paulo camara Foto: Divulgação/Amupe

Segundo a Amupe, os prefeitos foram "unânimes quanto à necessidade da adoção de medidas mais restritivas na região". Os gestores também reivindicaram o apoio do Governo do Estado quanto à situação das filas nas agências da Caixa, que geram aglomerações, e na celeridade da entrega dos resultados de testes que vão ao Lacen/PE.

Em resposta, o governador Paulo Câmara e o secretário André Longo consideraram rever a periodicidade da entrega dos diagnósticos, adquirir 1 milhão de testes rápidos para os municípios e promover diálogo com a Caixa Econômica Federal a fim de sanar a questão das aglomerações em filas.

Ao final do encontro, o presidente da Amupe, José Patriota, disse que "os prefeitos e prefeitas se mostraram a favor da necessidade de adoção de medidas mais restritivas''. Segundo ele, “a Amupe sempre foi promotora do diálogo e estará à disposição para lutar nos momentos difíceis, ao lado dos prefeitos e prefeitas, sempre com o objetivo de poupar vidas e trazer a melhoria de vida para o povo pernambucano”.

Tags

Autor