Câmara Municipal do Recife cria comissão da igualdade racial e enfrentamento ao racismo

Imagem do autor
Cadastrado por

jamildo

Publicado em 17/05/2021 às 17:02
X

A Câmara dos Vereadores do Recife aprovou em decisão unânime a criação da comissão permanente da Igualdade Racial e Enfrentamento ao Racismo, nesta segunda-feira (17).


O projeto de resolução, de proposição da vereadora Dani Portela (PSOL) já havia recebido pareceres favoráveis nas Comissões de Legislação e Justiça e de Direitos Humanos da casa.

Com a aprovação, a comissão passa a constar imediatamente do regimento da Câmara e iniciará as suas atividades a partir da definição dos seus componentes pela Mesa Diretora e posterior eleição da presidência.

“A criação dessa comissão representa um passo essencial em relação à atuação de vereadoras e vereadores do Recife que estejam comprometidos em firmar um compromisso com as pautas e demandas da população negra que visam ao enfrentamento ao racismo e à busca pela equidade étnico-racial”, afirmou a vereadora, em seu discurso.

E citou dados nacionais.

"O Brasil é um país composto 56,2% por pessoas negras (pretas e pardas) (PNAD, 2019)1. Quando olhamos para a composição racial do Recife essa porcentagem é ainda maior (64% de negros) (PNAD, 2018), sendo essa população a que mais sofre com as desigualdades, ocupando os piores indicadores sociais. O Brasil e o Recife sofrem os efeitos de um racismo que é estrutural e estruturante, que estabelece não apenas as relações entre as pessoas, mas molda toda a estrutura social".

Tags

Autor