Lula pretende visitar Pernambuco em junho para dialogar com PSB e buscar unidade no PT local

Imagem do autor
Cadastrado por

José Matheus Santos

Publicado em 19/05/2021 às 8:55
X

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) planeja vir a Pernambuco em junho para agendas com lideranças políticas locais com o objetivo de estreitar laços antes da disputa eleitoral de 2022.

No radar do ex-presidente está uma agenda com o governador Paulo Câmara, do PSB, partido que está na mira do PT para a coligação de 2022. O chefe do Poder Executivo Estadual já teve reunião virtual com Lula após a retomada da elegibilidade do petista, depois da anulação das condenações na Operação Lava Jato por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) e da decretação da parcialidade do ex-juiz Sergio Moro no julgamento do caso do tríplex do Guarujá.

Além disso, o líder petista deseja conversas com membros do PT de Pernambuco para tentar buscar a unidade na sigla no âmbito local. O partido está tenso e com disputas internas nos últimos anos.

Lula vê Pernambuco como um estado essencial para 2022 e quer o PT unido aqui, sem arestas atuais, como as entre os grupos do senador Humberto Costa e da deputada federal Marília Arraes.

O ex-presidente entende que, seja para ter aliança ou não com o PSB em 2022, é preciso haver união no PT local. Em Pernambuco, o PSB deve lançar o ex-prefeito do Recife Geraldo Julio como candidato a governador no próximo ano.

Integrantes do PT defendem que Lula faça reuniões com os deputados federais Eduardo da Fonte (PP) e Silvio Costa Filho (Republicanos), cotados para disputar o Senado na chapa do PSB, que poderá ter o PT na coligação, em 2022, e com o ex-senador Armando Monteiro Neto, que está no PSDB, mas tem diálogo aberto com o petista.

A ideia é fazer encontros com uso de máscara, distanciamento e com poucas pessoas presentes, como ocorreu em Brasília há duas semanas, quando o ex-presidente Lula foi à capital federal para se encontrar com parlamentares e lideranças partidárias de esquerda e de partidos de centro.

A ideia é que Lula fique em um hotel de Boa Viagem, na Zona Sul do Recife, e receba os convidados por lá.

Também está nos planos do ex-presidente uma conversa com a ex-primeira-dama de Pernambuco, Renata Campos. Lula tem boa relação com a família do ex-governador Eduardo Campos, morto em 2014 em acidente aéreo.

Tags

Autor