Bares e restaurantes reclamam de situação difícil com a prorrogação das medidas restritivas

Imagem do autor
Cadastrado por

jamildo

Publicado em 21/05/2021 às 14:16
X

A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes de Pernambuco (Abrasel PE), disse que a decisão do governo estadual de prorrogar as medidas restritivas já em vigor até o próximo dia 6 de junho, mantendo o funcionamento dos bares e restaurantes restrito – das 10h às 20h durante a semana, com funcionamento máximo de 10 horas, e das 9h às 17h ou das 10h às 18h nos fins de semana – condena o setor a uma espécie de lockdown, tornando a sobrevivência dos estabelecimentos cada vez mais difícil.

Paulo Câmara mantém restrições por mais 15 dias, até 6 de junho

Em nota, o setor afirma que, apesar da prorrogação já ser esperada pelo setor, já que a decisão do governo tem como parâmetro o percentual de ocupações de leitos de enfermarias e unidades de terapia intensiva (UTIs), o presidente da Abrasel em Pernambuco, André Luiz Araújo, entende que o horário de funcionamento estabelecido não atende à demanda de clientes.

“Manter uma empresa funcionando durante poucas horas por dia, não gera os resultados necessários para tornar o negócio viável, as contas não fecham. Sabemos que os índices estão altos há quase dois meses, por isso, nossa expectativa é que o governo abra mais leitos hospitalares. Essa é a forma do percentual de ocupação diminuir para que as flexibilizações que nós precisamos para sobreviver sejam retomadas”, disse André.

Só em março, um levantamento realizado pela Alelo, identificou que o consumo em restaurantes, bares, lanchonetes e padarias da região Nordeste registrou queda de 36,3%, enquanto a média nacional foi de -34,2%.

Outra retração ainda mais reveladora surge ao se observar os Índices de Consumo em Restaurantes (ICR), que mostram queda de 46,9% na quantidade de vendas dos estabelecimentos, impacto ainda maior que o registrado em fevereiro, que foi de -36,4%.

Veja a nota de resposta do Estado

O governo de Pernambuco informa que os dados epidemiológicos não permitem ampliar o funcionamento das atividade econômica em Pernambuco, inclusive o de bares e restaurantes.

O diálogo com os setores produtivos segue permanente, na busca por possibilidades seguras de funcionamento da economia em todo o Estado.

Vale ressaltar que o plano de convivência das atividades econômicas com a Covid-19 é dinâmico e, em análise dos dados da pandemia, pode flexibilizar ou aumentar as restrições.

Tags

Autor