Blog de Jamildo - Tudo sobre política e economia com informação exclusiva, análise e opinião
Blog de Jamildo

Política do Recife, Pernambuco e do Brasil. Informações exclusivas, bastidores e tudo que você precisa saber sobre o mundo político

Sem adesão do centro, bolhas sustentam crescimento de Lula na Internet e maior dispersão de Bolsonaro

jamildo
jamildo
Publicado em 21/05/2021 às 7:40
Fotos: Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil e Ricardo Stuckert/Instituto Lula
Entre os evangélicos entrevistados, 41% deles disseram que votariam no petista e outros 32% demonstraram o seu apoio ao atual mandatário do País - FOTO: Fotos: Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil e Ricardo Stuckert/Instituto Lula
Leitura:

Por Manoel Fernandes, diretor da BITES, em artigo para o blog

A atual dinâmica de propagação das mensagens no universo digital do presidente Jair Bolsonaro e o crescimento do ex-presidente Lula têm sustentação nas respectivas bolhas de aliados.

O centro ainda está sem fazer movimentos massivos na direção de algum dos polos.

Por enquanto, os números de Lula são os mais dinâmicos, considerando o tamanho da sua base de seguidores no Facebook, Instagram, Twitter e Youtube.

Essa base cresceu 16% de janeiro até hoje (Bolsonaro variou 1,8%) com o acréscimo de 1,3 milhão de fãs em suas contas oficiais do ex-presidente.

Hoje, ele tem 9,5 milhões, mas ainda guarda boa distância em aliados e interações do presidente da República.

Bolsonaro tem hoje 39,4 milhões de seguidores (683 adicionados desde o início do ano) e nos últimos 30 alcançou 43,5 milhões de interações em seus posts (comentários, curtidas, compartilhamentos e retuítes) contra 8,2 milhões de Lula.

Na prática, Lula cresce, mas Bolsonaro, mesmo sob efeito de uma desaceleração na sua capacidade histórica de amplificar mensagens dentro da Internet, ainda está em um patamar alto de dispersão digital: 5 vezes mais que Lula.

Lula só deve equilibrar a equação com a adesão de perfis de centro e alinhados em torno de uma estratégia única, algo que ainda não aconteceu, de acordo com os mapeamentos diários do Sistema Analítico BITES.

Últimas notícias