Rua do Recife apontada como uma das mais bonitas do mundo terá circulação exclusiva para pedestres a partir desta segunda-feira (24)

Imagem do autor
Cadastrado por

José Matheus Santos

Publicado em 23/05/2021 às 10:52
X

A Rua do Bom Jesus, no bairro do Recife, terá circulação exclusiva para pedestres a partir desta segunda-feira, 24 de maio.

O projeto começou a ser implantado na segunda-feira passada (17) pela Prefeitura do Recife.

Segundo a gestão municipal, a mudança visa beneficiar as mais de 45 mil pessoas que transitam diariamente no Bairro do Recife.

A mudança ocorre por meio da Secretaria de Política Urbana e Licenciamento (Sepul) e da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU).

“Essa foi um compromisso de campanha que nós fizemos e agora a gente está tendo a oportunidade de transformar em realidade e poder possibilitar que os recifenses venham ainda mais para o Bairro do Recife e que aqui possam andar, caminhar e ver uma das três ruas mais bonitas do mundo”, afirmou o prefeito João Campos no dia 7 de maio.

rua do bom jesus recife antigo Foto: Maurício Ferry/Seturel

A rua foi considerada uma das três mais bonitas do mundo pela revista estadunidense Architectural Digest, em 2020.

Para viabilizar a mobilidade no trânsito com a pedestrianização da Rua do Bom Jesus, haverá inversão no sentido da circulação das ruas da Guia, Dona Maria Cesar e João Domingos Martins. Dessa forma, os condutores que usavam a Rua do Bom Jesus, poderão utilizar a Rua da Guia e a Rua Dona Maria Cesar como rota alternativa. Além disso, os condutores que vêm do Cais do Apolo pela Avenida Barbosa Lima poderão acessar a Praça do Arsenal pela Rua João Domingos Martins.

Para implantação da pedestrianização da Rua do Bom Jesus, a Prefeitura do Recife alega que contou com o apoio da NACTO-GDCI, uma organização especialista em mobilidade sustentável, que, por meio da Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária, prestou consultorias e fornecerá mobiliário urbano para sinalização do projeto.

Haverá esferas de concreto para isolar os extremos das vias. Nas áreas de cruzamento com as outras vias, o espaço foi redesenhado para haver espaço dos pedestres por meio de sinalização horizontal.

Considerada uma das ruas mais bonitas do mundo, de acordo com a Architectural Digest - publicação dos Estados Unidos -, a Rua do Bom Jesus já foi porta de entrada da cidade. Ela, que ganhou uma moldura fotográfica marcando esta indicação, é endereço da sinagoga mais antiga das Américas, fundada no século 17, a Sinagoga Kahal Zur Israel. A via conta também com a estátua de Antônio Maria, cronista, locutor, produtor de rádio, caricaturista, compositor e repórter, eternizado por ser o pai de canções como o Frevo Nº 1 do Recife e ainda Valsa de uma Cidade.

Tags

Autor