Mendonça Filho parabeniza MP por denunciar caso de respiradores na Justiça Federal

Imagem do autor
Cadastrado por

jamildo

Publicado em 24/05/2021 às 16:20
X

O ex-ministro Mendonça Filho comentou a denúncia feita pelo Ministério Público Federal à Justiça Federal contra o secretário de Saúde do Recife e cinco assessores do ex-prefeito Geraldo Júlio envolvidos na suspeita de desvios com recursos do SUS para a pandemia. A PCR nega irregularidades. A defesa dos acusados também.

Defesa da Jailson Correia e demais funcionários diz que o MPF não tem competência para apresentar denúncia e reafirma legalidades dos atos

“A decisão é um grande passo no sentido de punir os culpados por esses desvios. Que, aliás, não foram localizados. Foram generalizados e com o mesmo modus operandi”, afirmou que se apresenta como autor da denúncia de compra suspeita de respiradores pulmonares para a Covid_19 pela Prefeitura do Recife, apresentada ao MPF, a CGU e ao TCU. Na época, Mendonça Filho concorria ao cargo de prefeito, pela oposição.

Mendonça disse nesta segunda que, além da denúncia dos respiradores, várias outras foram apresentadas aos órgãos de fiscalização e investigação pela deputado Priscila Krause dando conta de compras suspeitas de superfaturamento e quantidades excessivas de materiais hospitalares para tratamento da Covid_19.

"Ao investigar uma das denúncias de Priscila, o Ministério Público de Contas identificou compra de um item, durante a gestão de Geraldo Júlio, em quantidade tão grande que seriam necessários mais de 700 anos para dar uso do produto. O que virou manchete na imprensa nacional com matéria feita pela rede de televisão CNN Brasil", destacou.

A polêmica veio a público no dia 21 de maio de 2020, no blog. MPCO denuncia supostas irregularidades na compra de 500 respiradores no Recife. ‘Falsidade ideológica, peculato, lavagem e fraude’. Prefeitura rebate

"A denúncia sobre a compra de 500 ventiladores pulmonares pela Prefeitura do Recife para uso de pacientes com a covid_19 a uma empresa veterinária de São Paulo foi feita por mim exatamente há um ano. Na época, entramos com ações junto ao Ministério Público Federal, a CGU, ao TCU, ao TCE e ao Ministério Público Estadual argumentando que seria no mínimo suspeito que a maior aquisição de respiradores pulmonares fosse a uma empresa veterinária pequena, num processo com indícios concretos de práticas de atos ilegais", afirma.

De acordo com sua assessoria, desde então, Mendonça vem acompanhando os desdobramentos. "O caso resultou em operações da Polícia Federal na sede da Prefeitura do Recife, o parecer da PGR pela manutenção da PF nas investigações, contrariando o pedido da PCR de estadualizar o caso, e tem cobrado do ex-prefeito Geraldo Júlio explicações para tantas denúncias de desvios e de corrupção durante sua gestão na PCR", acusa.

 

Tags

Autor