Votação sobre convocação de Geraldo Julio para CPI da Covid é adiada para a próxima semana

Imagem do autor
Cadastrado por

José Matheus Santos

Publicado em 26/05/2021 às 12:49
X

A votação da convocação de ex-prefeitos e prefeitos de capitais foi adiada pelo presidente da CPI da Covid-19, senador Omar Aziz (PSD-AM), para a próxima semana.

Entre os requerimentos que ficarão para voto na próxima semana está o de convocação do ex-prefeito do Recife Geraldo Julio (PSB).

A convocação de prefeitos e ex-prefeitos estava pactuada, mas virou motivo de impasse nesta quarta-feira (26) após o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) apresentar um requerimento de convocação do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) para depor na CPI.

O pedido de Randolfe rachou o grupo dos senadores independentes e foi visto por senadores da base governista como uma estratégia de fazê-los recuar dos pedidos de convocação de ex-prefeitos e prefeitos.

Diante do impasse, a solução, em reunião secretada dos integrantes da CPI, foi adiar a votação da convocação de prefeitos.

A convocação de nove governadores e do ex-governador do Rio de Janeiro Wilson Witzel (PSC) foi aprovada pelos senadores.

O requerimento para convocação do ex-prefeito do Recife Geraldo Julio (PSB) depor na CPI da Covid-19 no Senado chegou a entrar na pauta da sessão da comissão desta quarta-feira.

Nesta terça, o requerimento foi oficializado logo após a revelação do Blog em primeira mão da convocação do ex-prefeito do Recife para depor na comissão.

O autor do requerimento é o senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE). O parlamentar apontou a justificativa para a convocação de Geraldo Julio.

> Ex-prefeito do Recife, Geraldo Julio será convocado para depor na CPI da Covid

"Para que seja possível esclarecer os detalhes da operação Casa de Papel, realizada pela Polícia Federal para investigar supostas fraudes praticadas pela Secretaria de Saúde do Recife com recursos repassados pelo SUS no âmbito das ações de enfrentamento à pandemia provocada pela Covid-19, é necessária a oitiva do Sr. Geraldo Júlio, ex-prefeito de Recife", afirma Alessandro.

LEIA TAMBÉM:

> MPF denuncia Jailson Correia, ex-secretário de Saúde do Recife, e mais cinco por suspeita de desvio de recursos do SUS no combate à covid-19

> Defesa de Jailson Correia e demais funcionários diz que o MPF não tem competência para apresentar denúncia e reafirma legalidades dos atos

> Procuradoria Municipal não autorizou pagamento antecipado da Prefeitura do Recife por respiradores, aponta MPF

alessandro vieira Senador Alessandro Vieira, de Sergipe. Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado

O requerimento será votado na próxima semana. Serão chamados à CPI, além de Geraldo Julio, outros seis ex-prefeitos e prefeitos.

A operação Casa de Papel, citada no requerimento, foi feita por Controladoria-Geral da União (CGU), Polícia Federal (PF) e Ministério Público Federal (MPF) em junho de 2020. O objetivo da ação é apurar supostas fraudes, praticadas pela Secretaria de Saúde do Recife (PE), com recursos repassados pelo SUS no âmbito das ações de enfrentamento à pandemia provocada pela covid-19.

"Na investigação foram identificados indícios de irregularidades nas aquisições de materiais médico-hospitalares, tais como favorecimento na contratação, interpostas pessoas no quadro social da empresa (laranjas), sócios ocultos como verdadeiros proprietários e de lavagem de dinheiro. Os valores envolvidos nesse contrato chegam a R$ 7,5 milhões", afirmou a CGU à época.

A Operação Casa de papel cumpriu 35 mandados de busca e apreensão nos municípios de Recife (PE), Olinda (PE), Cabo de Santo Agostinho (PE) e Paulista (PE). O trabalho contou com a participação de seis auditores da CGU.

> Justiça autoriza envio de provas da Operação Apneia, que mira compra de respiradores pela Prefeitura do Recife, à CPI da Covid

> Conselheiros do TCE-PE julgam regular compra de respiradores da Prefeitura do Recife investigada pela Polícia Federal

> Justiça Federal indefere pedido de ex-secretário de Saúde do Recife para considerar relatório do TCE no caso da compra de respiradores

Tags

Autor