Crise no Agreste. Mais de 33 municípios do estado formalizaram situação de risco iminente de desabastecimento do oxigênio medicinal

Imagem do autor
Cadastrado por

jamildo

Publicado em 28/05/2021 às 14:51
X

Diante do agravamento da pandemia no Agreste pernambucano, mais de 33 municípios do estado que já formalizaram – ao governo estadual - a situação de risco iminente de desabastecimento do oxigênio medicinal.

O deputado federal Danilo Cabral (PSB) revelou o dado nesta sexta depois de ter procurado o secretário estadual de Saúde, André Longo, nesta sexta-feira (28). O alerta para o problema partiu de uma nota pública dos distribuidores, postada mais cedo pelo blog.

Governo de Pernambuco rebate distribuidores e garante que não falta oxigênio na rede do Estado

Ministro da Saúde diz que vem a Pernambuco e vai visitar Hemobras

Na conversa, o parlamentar disse que foi informado que o Governo de Pernambuco solicitou ao governo federal solicitando a doação em caráter de urgência de mil cilindros de oxigênio para imediata disponibilização aos municípios em crise.

“Os ofícios foram enviados na última segunda-feira (24) e, até agora, não houve resposta objetiva do governo federal às demandas. Sabemos, como vimos acontecer em Manaus (AM), que o agravamento da situação pode ser muito rápido, então, há necessidade de respostas céleres do governo central", cobrou Danilo Cabral.

O parlamentar protocolou ofício no Ministério da Saúde, pedindo respostas aos pedidos do governo de Pernambuco e também apresentou um pedido de informação com o mesmo objeto.

Em carta aberta, 20 distribuidores de oxigênio medicinal que atendem diversos hospitais municipais afirmam estar trabalhando no limite e pedem medidas junto aos fabricantes para a regularização do fornecimento, estabelecendo carga máxima de trabalho, com redução do oxigênio para fim industrial, redirecionando a produção para fim medicinal.

Tags

Autor