Distribuidores alertam para risco de falta de oxigênio hospitalar em Pernambuco. Estado nega e relaciona problema com alguns municípios

Imagem do autor
Cadastrado por

jamildo

Publicado em 28/05/2021 às 13:25
X

Um dia depois de o governo do Estado ter anunciado o envio de 149 concentradores de oxigênio ao Agreste, as distribuidores do insumo, em uma carta pública, alertam para risco de falta de oxigênio hospitalar em Pernambuco.

A situação lembra Manaus, ainda mais depois que o governo do Estado admitiu que uma nova variante pode estar acometendo o interior do Estado, razão pela qual medidas de restrição mais duras foram anunciadas neste começo de semana.

Raquel Lyra promete conter avanço da Covid-19 em Caruaru com mais vacinação, testagens e fiscalização

Mais 62 mortes nesta sexta-feira

Nesta sexta, foram confirmados 62 óbitos, ocorridos entre 14/12/2020 e 27/05/2021. Com isso, o Estado totaliza 15.657 mortes pela Covid-19.

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) registrou, nesta sexta-feira (28/05), 736 casos da Covid-19. Entre os confirmados hoje, 153 (21%) são casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e 583 (79%) são leves.

A redução no registro de casos leves no informe de hoje foi motivada pela instabilidade no sistema do Ministério da Saúde, durante todo o dia de ontem, que impossibilitou a notificação pelos municípios.

Agora, Pernambuco totaliza 473.326 casos confirmados da doença, sendo 44.225 graves e 429.101 leves.

CARTA ABERTA A PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL, AO GOVERNADOR DO ESTADO DE PERNAMBUCO, A TODOS OS PREFEITOS DOS MUNICÍPIOS DO ESTADO DE PERNAMBUCO AOS PARLAMENTARES ESTADUAIS E FEDERAIS DE PERNAMBUCO E A POPULAÇÃO DE PERNAMBUCO

CONSIDERANDO o aumento exacerbado de atendimentos, internamentos em leitos de enfermaria e UTI dos hospitais públicos e/ou privados do Estado de Pernambuco;

CONSIDERANDO que o Estado de Pernambuco se encontra com ocupação dos leitos de UTI acima de 90% nos últimos três meses;

CONSIDERANDO que diante do quadro apresentado a demanda de oxigênio medicinal se encontra em aumento progressivo, gerando recordes de fornecimento.

CONSIDERANDO por fim, a necessidade urgente de se reduzir a velocidade de disseminação do vírus e de garantia ao tratamento por meio do oxigênio medicinal.

Os distribuidores do Estado de Pernambuco, em especial os que nesta subscrevem, estão trabalhando arduamente para que todas as unidades hospitalares sejam atendidas, contudo, há sinais que a demanda está atingindo a fase crítica (FASE VERMELHA), onde há risco acentuado de crise no abastecimento de gás medicinal oxigênio.

Precisamos vencer esta batalha, sozinhos não conseguiremos.

Suplicamos a Presidência da República Federativa do Brasil, ao Governo do Estado de Pernambuco, a todos os Prefeitos dos Municípios do Estado de Pernambuco e aos parlamentares estaduais e federais de Pernambuco a implantação de medidas imediatas de prevenção, remanejamento de Emendas Parlamentares para ações do COVID-19, além de intervenção junto aos fabricantes a fim de regularizem o fornecimento de oxigênio medicinal, estabelecendo carga máxima de trabalho, com redução em cargas de oxigênio para fim industrial, redirecionando para fins medicinais a produção com intuito de garantir o abastecimento a todos os distribuidores, e, por conseguinte dos hospitais por eles atendidos.

Igualmente, fazemos um apelo à população para adiar aquilo que for possível, evite aglomerações, use máscaras, mantenha distanciamento físico e se preserve em suas residências para que possamos, juntos, salvar o máximo de vidas.

Que Deus proteja e abençoe a todos nós!

Caruaru, 28 de maio de 2021.

Subscreve Flávio Fernando Gomes Dutra de Oliveira, advogado devidamente inscrito na OAB/PE n. 34.897 e distribuidores e seus representantes

Tags

Autor