Blog de Jamildo - Tudo sobre política e economia com informação exclusiva, análise e opinião
Blog de Jamildo

Política do Recife, Pernambuco e do Brasil. Informações exclusivas, bastidores e tudo que você precisa saber sobre o mundo político

Nome defendido por Jayme Asfora, Ingrid Zanella assina manifesto em favor de Bruno Baptista, atacado pelo ex-presidente

jamildo
jamildo
Publicado em 28/05/2021 às 17:39
Leitura:

O polêmico artigo do ex-presidente da OAB Jayme Asfora, revelando o racha no grupo da atual diretoria, com graves acusações ao processo de renovação da entidade local, supostamente promovida pelo atual presidente, Bruno Baptista, pode ter perdido a razão de ser, embora tenha repercutido enormemente no mundo jurídico local.

Ex-presidente da OAB ameaça romper com grupo de Bruno Baptista se Fernando Jardim for indicado candidato oficial

Na longa exposição, o ex-presidente Jayme Asfora critica o desfecho da nomeação do candidato oficial para a sucessão na entidade e defende o nome da vice-presidente Ingrid Zanella, no lugar do nome acordado, do presidente da caixa dos Advogados, Fernando Jardim, acusado na peça de Jayme Asfora como nome ligado a Geraldo Julio para o comando da entidade, em troca da indicação do atual presidente Bruno Baptista para uma vaga no TJPE.

Só que a vice-presidente Ingrid Zanella, que chegou a ensaiar o lançamento do próprio nome, como primeira mulher a dirigir a entidade, assinou nesta sexta um manifesto em favor do atual presidente Bruno Baptista, afastando-se do ex-presidente e ex-vereador. Até então, ela havia ficado em silêncio sobre a polêmica.

O acordo que homologaria o nome de Fernando Jardim estava previsto para ser anunciado na terça-feira, mas era o aniversário da vice-presidente da OAB. O artigo de quarta-feira de Jayme Asfora acabou atrapalhando o cronograma.

Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem

Eleições na OAB: A caravana passa, diz Ronnie Preuss Duarte, sem citar Jayme Asfora

Antes de Ingrid Zanella, foi a a vez do ex-presidente Ronnie Preuss Duarte, até então aliado de Jayme Asfora no mesmo grupo de advogados, bater duramente em Asfora, sem citar lhe o nome. Na quinta-feira, aliados de Bruno Baptista, ao rebater o ex-vereador do MDB, também já o haviam chamado publicamente de desagregador e de estar promovendo projeto personalista, depois de perder as eleições para vereador no Recife.

Nota de regionais da OAB rebate Jayme Asfora e defende gestão de Bruno Baptista

No poder desde 2007, grupo que comanda a OAB-PE atualmente pode chegar rachado às eleições de 2021

Veja a nova nota pública contra as declarações do ex-presidente Jayme Asfora

Os diretores da OAB Pernambuco, da Caixa de Assistência dos Advogados de Pernambuco (CAAPE), da Escola Superior da Advocacia (ESA) e os Conselheiros Federais vêm a público reforçar o compromisso institucional de defesa da advocacia, da sociedade, da Justiça e do estado democrático de direito, sempre pautado pela independência, diálogo, pluralidade e democracia interna.

Visões diferentes e divergências políticas ajudam no engrandecimento da instituição. A pluralidade nos debates é salutar e constitui a própria base da democracia.

A defesa intransigente da advocacia e do estado democrático de direito é exercida diuturnamente pela instituição e transcende as ideologias pessoais daqueles que ocupam os cargos diretivos da instituição.

O Presidente Bruno Baptista representa o espírito que pauta os membros da OAB-PE, tendo em toda sua história e diante de suas missões, demonstrado destacada integridade e competência, além da intransigente defesa da classe e da sociedade, sempre guiado pela ética, respeito, lealdade e imparcialidade.

A OAB-PE tem um legado de serviços prestados à advocacia e à sociedade pernambucana, com ações institucionais independentes e destemidas, sempre com o objetivo de lutar pelo digno exercício da advocacia e pela igualdade de oportunidades e de acesso a todas as pessoas, independentemente de classe social, religião, cor, raça, gênero, idade ou partido político.

E assim continuará atuando: independente e aguerrida, sem ceder a pressões políticas ou a ameaças que ponham em xeque os princípios basilares da própria instituição.

Ingrid Zanella

Vice-Presidente da OAB-PE

Ana Luiza Mousinho

Secretária Geral da OAB-PE

Ivo Amaral

Secretário Geral Adjunto da OAB-PE

Frederico Duarte

Diretor Tesoureiro da OAB-PE

Fernando Ribeiro

Presidente da CAAPE

Mario Guimarães

Diretor Geral da ESA-PE

Ronnie Duarte

Conselheiro Federal

Silvia Nogueira

Conselheiro Federal

Ademar Rigueira

Conselheiro Federal

Leonardo Accioly

Conselheiro Federal

Graciele Pinheiro

Conselheira Federal

Carlos Harten

Conselheiro Federal

Foto: Câmara do Recife

Últimas notícias