Teresa Leitão lembra Padre Henrique, morto pela ditadura militar há 52 anos

Imagem do autor
Cadastrado por

jamildo

Publicado em 28/05/2021 às 14:30
X

Em reunião plenária da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), a deputada Teresa Leitão (PT) fez uma homenagem ao Padre Henrique Pereira, assassinado há 52 anos, pela ditadura militar.

Durante sua fala, Teresa leu um texto do professor José Soares, postado no perfil @historia_em_retalhos.

A postagem relembra o contexto histórico e como se deu o sequestro, tortura e assassinato de Padre Henrique, com o intuito de intimidar Dom Hélder Câmara, já que o Padre Henrique era seu assessor direto.

Padre Henrique foi sequestrado no dia 26 de maio de 1969 e, na manhã do dia seguinte, 27 de maio, o seu corpo foi encontrado no bairro da Cidade Universitária, com marcas de espancamento, queimaduras, cortes profundos e com três ferimentos produzidos por arma de fogo.

"Lembremos desses anos para que eles não se repitam. A história não se repete ou se repete como farsa, é preciso, portanto, que estejamos sempre atentos para que medidas tomadas, atitudes feitas, discursos proferidos, não nos levem a um momento tão obscuro e cruel para o Brasil como foi a ditadura militar. Padre Henrique presente hoje e sempre!", disse.

Teresa mencionou a criação do monumento em homenagem a Padre Henrique, feito pela Prefeitura do Recife por recomendação da Comissão de Memória e Verdade Dom Hélder Câmara, que comprovou o assassinato do padre na ditadura militar.

Tags

Autor