Covid-19: Paulo Câmara barra Copa América em Pernambuco

Imagem do autor
Cadastrado por

José Matheus Santos

Publicado em 31/05/2021 às 12:40
X

O governador Paulo Câmara (PSB) vai barrar jogos da Copa América em Pernambuco, segundo apurou o Blog com fontes da gestão estadual.

A competição será sediada no Brasil e tem início marcado para 14 de junho. O anúncio foi feito na manhã desta segunda-feira após a Conmebol, entidade organizadora do futebol na América do Sul, ter o aval do presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

> Presidente da FPF admite possibilidade da Arena de Pernambuco receber jogos da Copa América

> Paulo Câmara amplia lista de serviços autorizados a funcionar durante restrições em Pernambuco

"O governador está preocupado com a chegada de delegações de países da América do Sul e também atletas de outros continentes em meio à situação delicada da covid-19 no estado", afirmou uma fonte ouvida pela reportagem sob reserva.

Por volta das 13h34, o Governo de Pernambuco oficializou a posição em nota. "Nas últimas semanas, foi identificada uma nova aceleração dos casos, que motivou novas medidas restritivas no Agreste e na Região Metropolitana. Apesar de ainda não ter sido procurado oficialmente pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), o Governo do Estado reforça que o atual cenário epidemiológico não permite a realização de evento do porte da Copa América no território de Pernambuco", afirma a gestão estadual.

Manaus, Recife, Natal, Cuiabá e Brasília são as cidades mais cotadas pela Conmebol para receber o torneio. Os cinco estádios recebem poucos jogos de apelo habitualmente no futebol nacional.

São Paulo poderá ter jogos. "O Governo de São Paulo não fará objeção caso a CBF defina São Paulo como um dos locais de jogos da Copa América , desde que protocolos do Plano São Paulo sejam obedecidos", informou a assessoria do governo paulista.

A final deve ocorrer no Maracanã, no Rio de Janeiro.

> Em carta, governadores pedem à CPI da Covid-19 que reconsidere convocações

No caso do Recife, o estádio seria a Arena de Pernambuco, em São Lourenço da Mata, mas o governo estadual pretende vetar após ser procurado oficialmente pela organização da Copa América.

Inicialmente, a competição seria na Argentina e na Colômbia. Mas o território colombiano em 20 de junho deixou a competição após protestos políticos e sociais.

Neste domingo (30), foi a vez da Argentina dizer "não" ao torneio por causa da alta nos indicadores da covid-19.

Em 2019, o Brasil foi sede da Copa América, mas Pernambuco não foi uma das sedes na ocasião. Salvador, Porto Alegre, Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte receberam os jogos.

> Acompanhe outras notícias do Blog

Tags

Autor