Deputado do PSB chama Paulo Câmara de 'covarde' após PM agredir manifestantes contrários a Bolsonaro no Recife

Imagem do autor
Cadastrado por

José Matheus Santos

Publicado em 01/06/2021 às 10:40
X

O deputado estadual da Bahia Alex Lima (PSB) chamou o governador de Pernambuco, Paulo Câmara, do mesmo partido, de "covarde", após o episódio em que a Polícia Militar de Pernambuco (PMPE) agrediu manifestantes contrários ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido) no sábado (29) no Centro do Recife.

"O Governador Paulo Câmara é um covarde. Não tem nem a decência de mostrar a cara e pedir desculpa pelos os absurdos que a polícia militar cometeu contra manifestantes", escreveu no Twitter o deputado.

Apesar da fala do deputado, o governador, no sábado, disse não concordar com as agressões da Polícia Militar e anunciou que havia determinado o afastamento do oficial que comandou ação da PM e do policial que teria jogado spray de pimenta contra a vereadora Liana Cirne (PT).

O governador ainda não anunciou publicamente de quem partiu a ordem para as agressões dos policiais aos manifestantes.

O ato contra o governo de Jair Bolsonaro que aconteceu na manhã do sábado (29) no Centro do Recife foi surpreendido pela ação de forças policiais, que usaram spray de pimenta e bala de borracha para dispersar a multidão. O protesto era, até então, pacífico, mas aconteceu em descumprimento ao decreto estadual que proíbe aglomerações de pessoas devido à crise sanitária causada pela covid-19. Por volta das 13h, o grupo de protestantes já estava disperso. Há relatos de militantes feridos e presos.

“A Corregedoria da Secretaria de Defesa Social já instaurou procedimento para investigar os fatos. O oficial comandante da operação, além dos envolvidos na agressão à vereadora Liana Cirne, permanecerão afastados de suas funções enquanto durar a investigação”, disse o governador.

Os policiais montaram uma barricada em cima da Ponte Duarte Coelho e avançaram contra os manifestantes, que afastavam-se do confronto em direção à Rua da Aurora. Bombas de gás lacrimogênio foram lançadas contra os militantes. Havia cerca de dez viaturas da PM no local. Ainda, um helicóptero da Secretaria de Defesa Social (SDS) rondava a Avenida Conde da Boa Vista.

Dois homens ficaram feridas após serem atingidas por balas de borracha nos olhos e perderam parcialmente a visão.

O Governo de Pernambuco ainda não informou de quem partiu as ordens para a Polícia Militar reprimir a manifestação contrária ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) abriu uma investigação para apurar a conduta de policiais militares durante o ato no último sábado (29).

Na Polícia Civil, dois delegados, Breno Maia e Kelly Luna, foram designados para investigar as agressões contra os manifestantes. 

A Corregedoria da Secretaria de Defesa Social (SDS) está conduzindo um processo administrativo em desfavor dos policiais envolvidos no caso.

Tags

Autor