Blog de Jamildo - Tudo sobre política e economia com informação exclusiva, análise e opinião
Blog de Jamildo

Política do Recife, Pernambuco e do Brasil. Informações exclusivas, bastidores e tudo que você precisa saber sobre o mundo político

ECONOMIA ESTADUAL

Tem empresa e quer descontos no ICMS? Governo de Pernambuco prorroga prazo de adesão

A prorrogação do prazo de adesão ao programa em Decreto Estadual publicado no Diário Oficial do Estado do último sábado (26).

José Matheus Santos
José Matheus Santos
Publicado em 28/06/2021 às 15:16
Notícia
TÂNIA RÊGO /AGÊNCIA BRASIL
EXPECTATIVA Dia das Mães é a segunda principal data do ano para o comércio, mas crise deve atrapalhar vendas - FOTO: TÂNIA RÊGO /AGÊNCIA BRASIL
Leitura:

O Governo de Pernambuco prorrogou para 27 de agosto o prazo para as empresas regularizarem seus débitos de ICMS com descontos de até 90% em juros e multas.

A prorrogação do prazo de adesão ao programa em Decreto Estadual publicado no Diário Oficial do Estado do último sábado (26).

Podem ser incluídos no Programa de Recuperação de Créditos Tributários (PERC) débitos de ICMS com fato gerador até 31 de agosto de 2020, ou seja, o benefício alcança todos os períodos fiscais anteriores a setembro de 2020. O programa se aplica a todos os contribuintes do ICMS, exceto os optantes pelo Simples Nacional.

A adesão ao programa é feita por meio da Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz-PE) e da Procuradoria Geral do Estado de Pernambuco (PGE-PE).

Como funciona

Os percentuais de redução de multa e juros variam de acordo com a forma de pagamento do débito e a quantidade de parcelas, no caso de parcelamento. Para pagamento à vista, a redução de multa e juros é de 90%. Para pagamento parcelado: até 6 parcelas, redução de 80%; entre 7 e 12 parcelas, 70%; entre 13 e 24 parcelas, 60%; entre 25 e 36 parcelas, 50%; entre 37 e 48 parcelas, 40%; e entre 49 e 60 parcelas, 30%.

O programa alcança débitos já lançados pela Secretaria da Fazenda de Pernambuco através de Notificação de Débito, Auto de Infração, Auto de Apreensão ou Termo de Acompanhamento e Regularização; débitos ainda não lançados pela Sefaz-PE e a serem regularizados espontaneamente por meio de Regularização de Débito; débitos inscritos ou não na Dívida Ativa do Estado; débitos de substituição tributária e aqueles referentes à venda interestadual para consumidor final; e débitos alvo de denúncia-crime, desde que não exista sentença transitada em julgado.

Podem ser beneficiados, ainda, saldos remanescentes de débitos já parcelados pelo contribuinte. Foram concedidas oportunidades de parcelamento de débitos além das regras permitidas regularmente, retirando, temporariamente, o limite de quantidade de parcelamentos e reparcelamentos dos débitos.

Outras informações sobre o programa e solicitações de adesão estão disponíveis no site da Sefaz-PE (www.sefaz.pe.gov.br); no WhatsApp Sefaz (81 3183.5913); no site da PGE-PE (www.pge.pe.gov.br) e nos e-mails (percpe2021@pge.pe.gov.br ou atendimento.fazendaestadual@pge.pe.gov.br).

Para os serviços não disponibilizados na internet, o interessado poderá encaminhar e-mail para a ARE do seu Domicílio Fiscal (lista disponível no site da Sefaz-PE). Contribuintes do interior do Estado inscritos em dívida ativa também podem procurar as Regionais da PGE: Caruaru (81 3719.9160), Petrolina (87 3866.6240) e Arcoverde (87 3821.8200).

 

Comentários

Últimas notícias