DOIS GRUPOS

PDT de Pernambuco vive tensão entre grupos de Isabella de Roldão, vice-prefeita do Recife, e do deputado federal Wolney Queiroz

Ambos são aliados do PSB em Pernambuco, mas disputa interna de poder tem gerado desgaste no PDT.

Imagem do autor
Cadastrado por

José Matheus Santos

Publicado em 30/06/2021 às 15:20 | Atualizado em 30/06/2021 às 15:20
Notícia
X

Os grupos do deputado federal Wolney Queiroz (PDT) e da vice-prefeita do Recife, Isabella de Roldão (PDT), vivem uma relação tensa nas últimas semanas no partido.

O motivo é a disputa de poder interna no PDT para 2022.

Ambos são aliados do PSB em Pernambuco, mas, nas últimas semanas, Wolney deu declarações de que o PDT precisa de um palanque para Ciro Gomes, candidato à presidência do partido no próximo ano.

Com uma provável aliança nova entre PSB e PT no estado, o PDT ficaria isolado. A tendência é que, se houver uma composição entre peesebistas e petistas, o candidato do PSB a governador, provavelmente Geraldo Julio, ex-prefeito do Recife e secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, embora ele tenha negado que vá para a disputa, apoie a candidatura presidencial de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Com isso, alas do PDT Nacional estão cientes da necessidade de montarem um palanque próprio para Ciro Gomes já como plano B para caso se efetive a aliança PSB-PT.

No entanto, no âmbito local, o deputado federal Wolney Queiroz resiste a um rompimento com o PSB. Nos bastidores pedetistas, o parlamentar tem se preocupado com a disputa da reeleição em 2022 no estado e pode necessitar de ajuda de bases eleitorais do PSB para conseguir renovar o mandato em Brasília. O grupo de Isabella vê o discurso de Wolney como uma tentativa de "forçar" o PSB a ajudá-lo para a eleição do ano que vem e está incomodado para que isso não implique na relação da vice-prefeita com o prefeito João Campos e demais integrantes do PSB.

Além disso, se eventualmente Túlio Gadêlha sair do PDT, a situação se complica para Wolney por causa da necessidade de atingir o coeficiente eleitoral para se eleger. Salvo se houver mudanças até outubro, as eleições de 2022 para deputado federal e estadual serão sem coligações entre partidos. Conforme oBlog revelou, o PDT local está apreensivo com a possibilidade de saída de Túlio para outro partido.

Wolney Queiroz também tem emplacado aliados em cargos nos governos do PSB. Em Pernambuco, a Secretaria do Trabalho é comandada por um aliado, Alberes Lopes.No Recife, Wolney também indicou aliados para cargos no gabinete da vice-prefeita Isabella de Roldão.

No entanto, nas últimas semanas, o grupo da vice-prefeita tem ficado insatisfeito com a postura de Wolney Queiroz de protagonismo no PDT local.

Segundo fontes do partido, Isabella de Roldão não quer criar embaraços com o PSB e tem ficado receosa com as declarações de Wolney de que o PDT pode não estar no palanque do PSB para o Governo de Pernambuco em 2022.

A ala aliada à vice-prefeita entende que é necessário manter a boa relação com o PSB, mesmo que os peesebistas, incluindo o prefeito João Campos, apoiem Lula. Nesse cenário, Isabella e seu grupo fariam campanha para Ciro Gomes e também contariam com o apoio do PSB na candidatura do marido da vice-prefeita e presidente do PDT do Recife, Fábio Fiorenzano, a deputado estadual.

Conforme informações de bastidores, Isabella de Roldão também quer assegurar a continuidade como vice-prefeita de João Campos na eleição de 2024.

Tags

Autor