Para transformar o Brasil, é Fora Bolsonaro. Por Eugênia Lima

Imagem do autor
Cadastrado por

José Matheus Santos

Publicado em 17/06/2021 às 7:32
X

Por Eugênia Lima*, em artigo enviado ao Blog

Em todo o Brasil, movimentos sociais, partidos políticos, sindicatos e sociedade civil estão se organizando para ocupar as ruas no próximo sábado e dizer um basta ao projeto político genocida de Jair Bolsonaro. Em Pernambuco, o conjunto de várias forças políticas e representações também compreende que a intensa crise sanitária e social, além do desalento da população brasileira, são consequências diretas da política do governo federal. Por isso, fomos às ruas no último 29 de Maio e iremos, agora, no dia 19 de Junho, para transformar essa realidade.

Desde o início da pandemia, defendemos auxílio emergencial para a população mais vulnerável no Congresso Nacional, Renda Básica em todo o Brasil e em Pernambuco, respeito à ciência para orientar as medidas preventivas e de contenção do vírus e, principalmente, responsabilidade para enfrentar esta crise sanitária, social e humanitária. Por outro lado, o governo de extrema-direita de Bolsonaro se pautou no negacionismo, no boicote ao isolamento e no desprezo pelo aumento da fome e desemprego em nosso País. Hoje, já com quase 500 mil mortes, ainda estamos tendo conhecimento, através da CPI da Covid, do boicote sistemático da única medida possível para superarmos esta triste doença: a vacina.

É diante desta tragédia que vivemos que tivemos a difícil, porém extremamente necessária, decisão de voltar às ruas. Respeitando o distanciamento e o uso de máscaras, as brasileiras e os brasileiros ocuparão as cidades para dar um basta ao governo que se tornou sócio da morte. Um governo que asfixia diariamente as instituições democráticas com brutalidade e desinformação, que não institui uma política pública de geração de emprego e cuja política econômica esmaga trabalhadoras e trabalhadores com o aumento dos valores dos alimentos e do gás, não pode continuar. Um governo tão letal que não comprou vacinas, que desestimula o uso de máscaras e que se nega a implementar um auxílio emergencial digno.

É hora de ocuparmos as ruas em uma grande manifestação democrática para dizer que não aceitaremos a barbárie e o desprezo pela vida. Estamos em um momento singular da História brasileira que nos exige bastante cuidado pela pandemia, mas também disposição para parar este genocídio. Seja nas manifestações, nas janelas das casas e apartamentos ou com as bandeiras nos carros e bicicletas, todos e todas nós, unidos e unidas, vamos remover Bolsonaro e iniciar uma transformação político-social no Brasil.

Em Pernambuco, também vamos às ruas denunciar a violência policial que ocorreu no último ato, no dia de 29 de maio, e que infelizmente não é novidade para a população negra e periférica. A formação de enfrentamento ostensivo da polícia militar deve ser questionada e combatida. A brutalidade, amplamente registrada no último dia 29, não pode e não deve se repetir em nenhuma sociedade democrática. Exigir a verdade e punir os responsáveis é a única ação que o governo estadual pode realizar no momento para que a livre opinião e a liberdade de manifestação estejam asseguradas em Pernambuco. Neste momento no Brasil vemos crescer a intolerância, os discursos e medidas antidemocráticas e as sucessivas tentativas de silenciamento de um amplo setor da sociedade brasileira.

Por isso, pelo Fora Bolsonaro, por Vacina, por Renda Básica, por emprego, contra a violência policial e pela democracia, defendemos e nos somamos às manifestações de rua que ocorrerão por todo o Brasil neste 19 de Junho.

*Eugênia Lima é presidenta do PSOL em Olinda

Tags

Autor