Crescem no Twitter críticas a pessoas que querem escolher qual vacina tomar, mostra levantamento

Imagem do autor
Cadastrado por

José Matheus Santos

Publicado em 18/06/2021 às 14:12
X

Levantamento realizado no Twitter revela que as críticas em relação à preferência dos usuários em tomar a vacina da Pfizer em doses remanescentes das vacinas contra a Covid-19, na famosa xepa, dominaram o debate.

Cientistas apontam que todas as vacinas aprovadas até o momento pela Anvisa - CoronaVac, AstraZeneca e Pfizer - são eficazes contra a covid-19 e que reações leves ou moderadas, como febre e moleza no corpo, podem ocorrer, mas não afetam a resposta imunológica do corpo humano.

A empresa Knewin, maior PRTech da América Latina, vem realizando uma série de levantamentos para entender o sentimento dos brasileiros no Twitter sobre temas amplamente debatidos na mídia. A análise foi feita pela ferramenta Knewin Social que identificou 853.594 publicações no Twitter entre 6 de junho e 16 de junho de 2021.

"No debate, aparecem recomendações de usuários para as pessoas se informarem nos postos de saúde próximos às suas casas para não perderem a oportunidade de se vacinar e críticas às pessoas que recusam vacinas da "xepa" por não ser da farmacêutica Pfizer. Muitos usuários também comemoraram a vacinação de parentes e por terem conseguido se vacinar", apontou o estudo.

Já na imprensa, de janeiro a maio, a pauta sobre a xepa da vacina acumulou o total de 2.033 matérias. De abril a maio o aumento foi de 47,15% na quantidade de matérias publicadas.

O levantamento analisou que os termos mais comentados na mídia social, foram: "Vacina" (458 mil tuítes), vacinação (171 mil tuítes). Já entre as hashtags mais utilizadas aparecem: #covaxin (18 mil tuítes), #vacinaparatodos (17 mil tuítes) e #covid19 (14 mil tuítes).

Tags

Autor